MAB é recebido em encontro de Bispos de MG e ES

Entre os dias 03 e 06 de junho foi realizada a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB (Conser Leste 2), em Belo Horizonte, […]

Entre os dias 03 e 06 de junho foi realizada a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB (Conser Leste 2), em Belo Horizonte, com a participação do Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB. Estiveram presentes os arcebispos e bispos das dioceses e arquidioceses de Minas Gerais e Espírito Santo, além de bispos e arcebispos eméritos, e coordenadores diocesanos de pastoral.

A mesa de debates “Cenários de Implicações Ecológicas/Sociais”, realizada na terça, contou com a assessoria de Sôniamara Maranho, do MAB, e o professor e representante da Agência de Desenvolvimento Integrado (ADERI), Miguel Ângelo Andrade. A militante apresentou a análise do movimento para a atual conjuntura internacional, com destaque para a importância que têm hoje os recursos naturais no mundo.

Sônia explica que o Brasil é uma importante fonte de recursos naturais para o mundo, colocando em disputa o petróleo, água, energia, capacidade de produção de alimento e o setor da mineração. “O capital financeiro internacional está de olho nas nossas riquezas, e já há no Brasil um intenso processo de privatização para o próximo período. Temos hoje 63 militares no governo brasileiro, e quando existe um processo de militarização como esse significa que todas as mediadas virão com um processo de força. Não existe o diálogo, só força e repressão”, alerta.

Os Bispos e Arcebispos presentes reafirmaram a importância da Igreja se colocar diate dessa conjuntura, participar e se posicionar frente à esse projeto de morte e defender a vida. “O MAB vê a Igreja como um parceiro estratégico de base, para ajudar a constituir os atingidos por barragens como sujeitos do seu processo”, reforça Sôniamara. Os sacerdotes que atuam em região de mineração se comprometeram com uma ação próxima à população atingida.

Os Bispos do estado do Espírito Santo presentes firmaram apoio ao MAB e estão auxiliando o movimento à buscar uma reunião com o governo do estado. O Bispo de Mariana támbém sentou com o MAB, no apoio à realização de uma encontro com o Papa Francisco. Diante das centenas de presentes, o movimento assumiu o compromisso de ajudar a fazer a luta contra a mineração na Serra da Piedade, território histórico centenário, com forte riqueza cultural e humana ameaçado pela mineração.

A quarta-feira, 05, foi marcada pela visita a Brumadinho, município onde ocorreu o crime da Vale com o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão. Foi realizada uma celebração na comunidade de Parque da Cachoeira e uma homenagem às famílias das vítimas e o trabalho dos bombeiros no fim do dia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro