MAB é recebido em encontro de Bispos de MG e ES
Entre os dias 03 e 06 de junho foi realizada a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB (Conser Leste 2), em Belo Horizonte, […]
Publicado 10/06/2019
Entre os dias 03 e 06 de junho foi realizada a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB (Conser Leste 2), em Belo Horizonte, com a participação do Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB. Estiveram presentes os arcebispos e bispos das dioceses e arquidioceses de Minas Gerais e Espírito Santo, além de bispos e arcebispos eméritos, e coordenadores diocesanos de pastoral.
A mesa de debates “Cenários de Implicações Ecológicas/Sociais”, realizada na terça, contou com a assessoria de Sôniamara Maranho, do MAB, e o professor e representante da Agência de Desenvolvimento Integrado (ADERI), Miguel Ângelo Andrade. A militante apresentou a análise do movimento para a atual conjuntura internacional, com destaque para a importância que têm hoje os recursos naturais no mundo.
Sônia explica que o Brasil é uma importante fonte de recursos naturais para o mundo, colocando em disputa o petróleo, água, energia, capacidade de produção de alimento e o setor da mineração. O capital financeiro internacional está de olho nas nossas riquezas, e já há no Brasil um intenso processo de privatização para o próximo período. Temos hoje 63 militares no governo brasileiro, e quando existe um processo de militarização como esse significa que todas as mediadas virão com um processo de força. Não existe o diálogo, só força e repressão, alerta.
Os Bispos e Arcebispos presentes reafirmaram a importância da Igreja se colocar diate dessa conjuntura, participar e se posicionar frente à esse projeto de morte e defender a vida. O MAB vê a Igreja como um parceiro estratégico de base, para ajudar a constituir os atingidos por barragens como sujeitos do seu processo, reforça Sôniamara. Os sacerdotes que atuam em região de mineração se comprometeram com uma ação próxima à população atingida.
Os Bispos do estado do Espírito Santo presentes firmaram apoio ao MAB e estão auxiliando o movimento à buscar uma reunião com o governo do estado. O Bispo de Mariana támbém sentou com o MAB, no apoio à realização de uma encontro com o Papa Francisco. Diante das centenas de presentes, o movimento assumiu o compromisso de ajudar a fazer a luta contra a mineração na Serra da Piedade, território histórico centenário, com forte riqueza cultural e humana ameaçado pela mineração.
A quarta-feira, 05, foi marcada pela visita a Brumadinho, município onde ocorreu o crime da Vale com o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão. Foi realizada uma celebração na comunidade de Parque da Cachoeira e uma homenagem às famílias das vítimas e o trabalho dos bombeiros no fim do dia.