Representante do Papa visita Brumadinho e dialoga com MAB

Monsenhor Bruno Marie Duffé foi enviado pelo Papa Francisco para ver de perto a situação dos atingidos O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) acompanhou entre os dias 17 e […]

Monsenhor Bruno Marie Duffé foi enviado pelo Papa Francisco para ver de perto a situação dos atingidos

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) acompanhou entre os dias 17 e 18 de Maio a visita do representante do Papa Monsenhor Bruno-Marie Duffé, em Brumadinho. O Pontifício Dicastério é do departamento de Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano e esteve na cidade a pedido do Papa Francisco para ver de perto a situação das famílias atingidas pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, Parque da Cachoeira e Brumadinho que pertence a mineradora Vale. 

Na sexta-feira (17) Monsenhor Bruno participou do Seminário “A Mineração e a Casa Comum”, na PUC Minas. No debate, temas como a Políticas Públicas em defesa dos territórios, O cenário da mineração em Minas Gerais e no Brasil, as múltiplas realidades sociais em Brumadinho, entre outros. 

“É muito importante começar pensando na proteção da vida, porque não é possível pensar no futuro, não é possível desenvolver um novo paradigma, um novo modelo, disse o Papa Francisco. E não é possível que a lei seja a lei do dinheiro e só do dinheiro”, afirmou o representante. 

Neste sábado (18), o representante do Papa participou de celebrações nas comunidades atingidas em Brumadinho. Pela manhã, Monsenhor Bruno esteve no povoado de Córrego do Feijão. Em um momento emotivo para comunidade, foi dado de presente à população uma cruz de prata enviada pelo Papa Francisco. No fim da celebração, os moradores se reuniram e seguiram em caminhada até o rejeito, em memória às vítimas do crime da Vale. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens acompanha as famílias atingidas desde o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão. “Presente em Brumadinho desde o rompimento, o MAB vê com gratidão a visita do representante do Papa que levará a situação dos atingidos para além das nossas fronteiras, para que crimes como este não se repitam em nenhum lugar do mundo”, agradece Soniamara Maranho, da Coordenação Nacional do MAB.

O MAB entregou ao Monsenhor Bruno um pedido ao Papa para que receba um grupo do MAR, Movimento dos atingidos Latinos Americanos, para tratar da denúncia da violação dos direitos humanos nas construções de barragens e rompimentos. O mesmo se comprometeu em levar o documento escrito com o pedido de diálogo ao Papa.

MAB também fez o pedido que o papa Francisco venha conhecer a realidade dos atingidos os barragens do Brasil, especialmente em MG, de Brumadinho e Mariana. Monsenhor Bruno afirmou que na próxima semana estará com Papa e entregará todo material contendo os dociês feitos pelo MAB sobre o romprimento crimminoso das barragens de Mariana e Brumadinho.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro