Pedagogia das Águas em Movimento: MAB e Fiocruz iniciam curso de formação no RJ

No último sábado (18), ocorreu a primeira aula do curso de Educação Popular em Saúde Ambiental em comunidades do município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro. Batizado de […]

No último sábado (18), ocorreu a primeira aula do curso de Educação Popular em Saúde Ambiental em comunidades do município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro. Batizado de Curso de Pedagogia das Águas em Movimento, em sua aula inaugural, todos os educandos e professores puderam conhecer o conteúdo e a forma como será realizado o programa ao longo de nove etapas, até o mês de novembro deste ano. Os participantes colocaram suas expectativas e destacaram a importância do conhecimento na área ambiental para sua formação. 

A aula foi realizada na Escola Estadual São José, localizado no Km 18 da RJ 122, em Cachoeiras de Macacu, cujo diretor, o professor Emerson, calorosamente recebeu os participantes. O curso foi pensado a partir da parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens e a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/Fiocruz.

Alexandre Pessoa, educador da EPSJV/Fiocruz destaca que para a realização desse processo de formação “constatou-se a centralidade do tema da água e do meio ambiente para a vida das pessoas da região, bem como as potencialidades de um território que ainda possui exuberantes riquezas naturais”.

Para o MAB este é um momento de grande importância, onde a juventude local tem a oportunidade de se encontrar para refletir sobre seu território e envolvimento nas lutas a partir do objetivo geral do curso, que é fortalecer a participação popular e as práticas coletivas de formação que visem a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis para a ampliação da luta pelo direito à saúde e água. 

Estão inscritos 44 jovens de quatro escolas e comunidades da região e o próximo encontro é no dia 1 de junho.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro