Atingidos por Belo Monte sofrem com alagamentos

Com as fortes chuvas dessa madrugada (16/05) as famílias da lagoa do bairro Independente 1 sofreram com um intenso alagamento. Até a tarde, a água ainda não havia escoado e […]

Com as fortes chuvas dessa madrugada (16/05) as famílias da lagoa do bairro Independente 1 sofreram com um intenso alagamento. Até a tarde, a água ainda não havia escoado e os moradores estão em situação de vulnerabilidade. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) responsabiliza a Norte Energia pelo atraso na retirada das famílias do local.

As famílias foram reconhecidas como atingidas por Belo Monte após quatro anos de luta.  A Norte Energia deveria ter retirado todos os moradores das palafitas até o dia 30 de abril deste ano, porém, até hoje é possível ver dezenas de casas com famílias morando no local, em meio à água poluída e aos escombros dos imóveis já removidos.

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) também exigiram que a empresa respeitasse o cronograma de retirada das famílias acordado com o Ibama. A DPU entende que a Norte Energia tem dificultado a negociação ao exigir que os moradores apresentassem uma série de documentos que não estavam previstos.  

“O MAB, que organiza as famílias do local, responsabiliza a Norte Energia por quaisquer acidentes, problemas de saúde ou prejuízos que vierem a ocorrer por conta deste alagamento”, afirma ofício enviado pelo Movimento à Norte Energia. No mesmo ofício, o MAB cobra que a Norte Energia ofereça aluguel social emergencial para as famílias que preferirem sair do local e providencie a mudança imediata, sem prejuízo da negociação para a retirada definitiva, mediante o recebimento de uma casa em um dos reassentamentos coletivos ou indenização em dinheiro.

O Movimento também denuncia que a empresa tem criado dificuldades para retirar as cerca de 200 residências do entorno da lagoa (aterro), desprezando o testemunho das próprias famílias de que o local está sujeito à alagação. 

“Olha como está a minha rua. Eu estou com medo até de dormir à noite e a casa cair, com rachadura e infiltração”, denuncia Valda Lopes, moradora da travessa Xingu, uma das ruas do entorno da lagoa.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro