MAB expõe arpilleras na UFPA em Belém (PA)

Iniciou hoje a exposição “Arpilleras: Atingidas por Barragens Bordando a Resistência na Amazônia”, no Hall do Mirante da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA). A mostra traz telas […]

Iniciou hoje a exposição “Arpilleras: Atingidas por Barragens Bordando a Resistência na Amazônia”, no Hall do Mirante da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA).

A mostra traz telas de tecido feitas por mulheres atingidas e ameaçadas por barragens no Pará. As peças retratam o sofrimento dessas mulheres, mas também denunciam as contradições desse modelo de “desenvolvimento” que permite a acumulação de riqueza para poucos e a miséria para a maioria.

“Arpillera” (juta, em espanhol) é uma técnica de costura de retalhos de tecido sobre juta originária do Chile. Naquele país, as mulheres utilizaram essa ferramenta para denunciar as atrocidades cometidas pela ditadura de Augusto Pinochet e fortalecer o movimento de resistência. É com esse sentido político que as mulheres do MAB resgatam a técnica na atualidade para denunciar que, no modelo energético adotado em nosso país, cria-se um estado de exceção nas regiões onde se constroem as barragens, uma verdadeira ditadura nas margens dos rios.

 Cada peça traz o testemunho das violações de direitos sofridas pelas mulheres nas grandes obras nas bacias do Xingu, Tapajós, Araguaia-Tocantins. São hidrelétricas como Tucuruí e Belo Monte e também projetos o complexo Tapajós e a hidrelétrica de Marabá, além de outras obras de infraestrutura e mineração pautadas por uma lógica predatória que favorece o lucro em detrimento da vida e da natureza.

Entre os temas abordados, está desde a violência contra a mulher, a destruição das comunidades atingidas por barragens, o alto preço da energia, a morte dos peixes e a destruição da natureza. Os crimes da mineração, como os casos de Brumadinho, Mariana e Barcarena, receberam atenção especial.

A programação vai do dia 18 a 23 de março e conta, além da mostra expositiva, com oficinas, cines-debate e roda de conversa. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro