Vinte dias após sirenes, Barão de Cocais ainda espera respostas; Itatiaiuçu consegue acordo

Cerca de 500 moradores de Barão de Cocais se reuniram em assembleia realizada no salão paroquial da cidade no dia 26 de fevereiro. A reunião foi convocada pelo Ministério Público […]

Cerca de 500 moradores de Barão de Cocais se reuniram em assembleia realizada no salão paroquial da cidade no dia 26 de fevereiro. A reunião foi convocada pelo Ministério Público Estadual e Federal, com participação da Defensoria Pública Estadual, da CIMS – coordenadoria de inclusão e mobilizações sociais e do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens.

As famílias estão fora de suas casas desde o dia 08 de fevereiro, quando soaram as sirenes de alerta de rompimento da barragem Congo Soco, no município. Os moradores de quatro comunidades, Distrito do Socorro, Tabuleiro, Piteira e Gongo Soco, foram evacuados e transferidos para hotéis ou casa de parentes. Rogério Reis, um dos moradores evacuados, conta que até hoje estão sem respostas e indignados com a situação: “Estamos com saudade dos familiares e amigos, das casas, das criações, do trabalho, da rotina, da história, de tudo!”.

O procurador e representante do Ministério Público Estadual na região, Cláudio Fonseca de Almeida, apresentou as medidas judiciais já garantidas e afirmou que só os atingidos organizados têm força para garantir mais conquistas. “Posso garantir a batalha, mas não a vitória”, afirmou o procurador.

Pablo Dias, representante do MAB, apresentou as conquistas históricas dos atingidos na qual o movimento construiu, e também orientou a comunidade a organizar as demandas em conjunto e apresentar à empresa Vale. Ao final, foi criada uma comissão de atingidos que, junto com a população, debateram e aprovaram uma série de reivindicações, entre as quais:

  • acompanhamento médico e psicológico independente da Vale;

  • Auditoria da segurança da barragem independente;

  • Plano de retirada de bens e animais em regime emergencial;

  • Segurança, limpeza e conservação  das casas, cuidado dos animais;

  • Apresentação do PAEBM para os atingidos

  • Assessoria Técnica para a reconstrução do modo vida;

  • Garantia de transporte sem prejuízo para os atingidos;

  • Garantia de escolha de casa igual ou melhor.

 

ITATIAUIÇU

Moradores de Itatiaiuçu, que também estavam desabrigados desde o dia 08, conquistam acordo emergencial com a empresa ArcelorMittal. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal, o MAB, e os atingidos do local construíram um documento que foi acordado com a empresa no dia 19 de fevereiro.

De acordo com o documento TAP – Termo de Ajuste Preliminar, a empresa deverá pagar um salário-mínimo por núcleo familiar desalojado e/ou por pessoa que tenha perdido a sua fonte de renda principal e 20% do salário-mínimo por criança, adolescente ou idoso; um salário-mínimo por núcleo familiar que possuía imóvel e não residia no local; mais o valor correspondente a uma cesta básica de acordo com o DIEESE, que hoje é de R$ 405, durante um ano.

Além dos valores, ficou garantida a assessoria técnica independente, escolhidas pelos atingidos, que terá o papel de auxiliá-los nas tomadas de decisão em acordos de indenização, reparação e mitigação dos danos sofridos. Os atingidos que foram realocados para hotéis e casas alugadas terão direito à manutenção das suas casas e animais.

Desde a madrugada do dia 08 de fevereiro, por volta de 4 horas, que os moradores do distrito de Pinheiros foram evacuados por riscos de rompimento da barragem da Mina Serra Azul. A barragem é classificada pela Agência Nacional de Mineração com nível 2 de risco, possui mais de 1 milhão de m³ de rejeito e 85 metros de altura.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro