Audiência pública debate plano de segurança para as barragens em SP

Atingidos de diferentes pontos do estado relataram a parlamentares a importância de ter o tema debatido na casa Foto: Guilherme Gandolfi/ Levante Popular da Juventude.  Com ampla mobilização de atingidos […]

Atingidos de diferentes pontos do estado relataram a parlamentares a importância de ter o tema debatido na casa


Foto: Guilherme Gandolfi/ Levante Popular da Juventude. 

Com ampla mobilização de atingidos na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta segunda-feira (25), a audiência pública “Barragens em São Paulo: estamos seguros?”cobrou uma política de segurança para as mais de 7.177 barragens espalhadas pelo estado. O número apresentado no evento é de 2015 e trata das barragens de grande, médio e pequeno porte – a quantidade surpreendeu os participantes. 
De diferentes regiões do estado, mais de 200 representantes de entidades ligadas ao tema ambiental e social esboçaram preocupação com situações de risco envolvendo barragens na presença de parlamentares que ajudaram a construir o evento – que contou com a parceria das lideranças do PT, PCdoB e PSOL.

A líder da bancada do PT na ALESP, deputada Beth Sahão relatou a relevância do tema e deu destaque para a proposta de construção de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das barragens na casa. O deputado Carlos Giannazi, liderança do PSOL, pontuou a falta de confiança nos órgãos fiscalizadores. A deputada do PCdoB Leci Brandão não estava presente por questão de agenda e enviou um representante do gabinete que colocou o mandato à disposição da luta. A deputada do PT Bebel Noronha falou sobre os efeitos da privatização no cenário de acidentes envolvendo as barragens. 

 

Foto: Guilherme Gandolfi/ Levante Popular da Juventude. 

Iniciada com uma apresentação que lembrou das vítimas do crime da Vale em Brumadinho (MG) organizada por integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, a audiência teve em falas iniciais as apresentações de: Débora Almeida (Vale do Ribeira), Condesmar Oliveira (Baixada Santista), Mário Sérgio Bortoto (Perus), Irineu (Zona Sul) e Diego Ortiz (Bacia PCJ). Houve uma síntese da audiência na perspectiva de encaminhar o assunto nas comissões da Assembleia. 

Ubiratã Dias, da coordenação do MAB, lembra a experiência vivida após o crime da Vale: “Eu vi em Brumadinho que quem socorre o povo acaba sendo sempre o próprio povo, foram exemplos bonitos de humanidade e solidariedade, tive muito orgulho de participar deste trabalho lá e de poder sensibilizar as famílias da importância da organização social na garantia dos direitos”.

Os atingidos do estado de São Paulo seguem mobilizados e em articulação para cobrar fiscalização do poder público; o tema da cava no subsolo de Cubatão (na Baixada Santista), inclusive, já é debatido na Comissão Ambiental da ALESP. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro