Soliedariedade com as vítimas de Brumadinho

Você já imaginou perder sua casa de repente? E os seus vizinhos? Como num dilúvio, enxergar a escola onde você esboçou as primeiras letras, a praça onde deu o primeiro […]

Você já imaginou perder sua casa de repente? E os seus vizinhos? Como num dilúvio, enxergar a escola onde você esboçou as primeiras letras, a praça onde deu o primeiro beijo e o campo de futebol onde constantemente despejava seus sonhos simplesmente desaparecerem do mapa? Consegue imaginar perder sua família e amigos? Infelizmente, essa experiência já foi vivenciada por milhões de pessoas atingidas por barragens em todo o mundo.

O rompimento de três barragens de rejeitos na cidade de Brumadinho/MG, no último dia 25 de janeiro, demonstra como as barragens afetam de forma violenta a vida das pessoas e como o modelo de desenvolvimento brasileiro privilegia as corporações multinacionais em detrimento do desenvolvimento local e o bem-estar de sua população.

O crime da Vale SA, empresa responsável pela Mina Córrego do Feijão e as barragens de rejeitos de minério de ferro, deixou 157 mortos, 165 pessoas desaparecidas – entre trabalhadores e moradores de Brumadinho – e 133 pessoas desabrigadas.

As comunidade de Córrego do Feijão e Parque das Cachoeiras foram as mais atingidas, porém a contaminação pelos resíduos tóxicos presentes no rejeito causou dano ao longo do Rio Paraopeba e segue a caminho de toda a Bacia do Rio São Francisco.
Como em 2015, quando uma barragem similar de responsabilidade da Samarco (joint venture da Vale e BHP Billiton) se rompeu em Mariana/MG, a empresa (Vale) segue agindo para evitar o total diagnóstico dos danos causados, o reconhecimento e indenização das populações atingidas e a responsabilização da empresa pelos crimes.

Desde o rompimento em Brumadinho, assim como fez em Mariana, o MAB está presente nas comunidades junto às famílias atingidas, oferecendo apoio e orientação organizativa, com base na sua experiência de 27 anos de atuação com populações atingidas por barragens no Brasil. Essas famílias estão em luta para garantir seu direito a informação, participação nos processos de negociação e por uma indenização e reparação justa. A reconstrução de suas vidas, assim como a revitalização de todo o ecossistema contaminado, deve ser feita a partir do protagonismo dos (as) atingidos (as) pelas barragens.

Ajude o MAB a continuar atuando no apoio às famílias atingidas por barragens!

Todos os fundos arrecadados irão para a manutenção das Brigadas de Apoio do MAB na região de Brumadinho e na Bacia do Rio São Francisco. As Brigadas possibilitam apoio psicossocial para as famílias atingidas pelas barragens, apoiam sua organização para que não se tornem reféns da Vale e possam construir suas pautas para reinvindicação de seus direitos.

 

A Associação Nacional dos Atingidos por Barragens – ANAB será a entidade responsável pela gestão das doações e sua aplicação nas ações desenvolvidas pelo MAB. A Associação disponibilizará aqui, a cada 2 meses, arquivo de prestação de contas dos fundos recebidos e sua utilização prezando pela transparência no diálogo com os doadores.

Para aqueles que desejam um recibo para sua doação, favor entrar em contato no e-mail anabgeral@gmail.com, enviando o comprovante do depósito/transferência e dados pessoais (nome completo, CPF/CNPJ, RG, data de nascimento e endereço). O recibo será encaminhado por e-mail. Fique atento às redes sociais do MAB (instagram: @atingidosporbarragens, facebook: MAB.Brasil e twitter: mab_brasil) para notícias, atualizações e informações sobre as ações desenvolvidas em toda a região atingida pelas barragens.

O MAB agradece a solidariedade de todos que doaram e apoiam sua atuação na região atingida pelas barragens em Brumadinho/MG e na Bacia do Rio São Francisco. A luta dos atingidos por barragens é a luta de todos.

Águas para vida, não para morte!

#SomosTodosAtingidos

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 15/02/2019

Vale lucra com o crime