Atingidos de diversas partes do Brasil realizam atos em apoio à Brumadinho

Em diferentes estados, atingidos organizados no MAB se solidarizam com a população atingida pelo crime de Brumadinho e cobram justiça Ato convocado pelo MAB reúne movimentos populares e presta solidariedade […]

Em diferentes estados, atingidos organizados no MAB se solidarizam com a população atingida pelo crime de Brumadinho e cobram justiça

Ato convocado pelo MAB reúne movimentos populares e presta solidariedade às vítimas de Brumadinho em São Paulo (Foto: FBP)

O crime causado pela empresa Vale, em Brumadinho-MG completa hoje seis dias, com números alarmantes de mortos e desaparecidos. O “Massacre da Vale”, como vem sendo chamado, tem gerado comoção por parte de populações atingidas em todo o Brasil.

Em diversos pontos, atingidos do MAB veem organizando rodas de conversas, debates, vigílias e atos políticos em denúncia ao crime, e também como forma de conscientização para outras regiões ameaçadas por projetos de barragens.

Em Porto Alegre-RS, as atividades serão realizadas no Sindipetro:

Em Fortaleza, no Ceará, atingidos organizam plenária:

Em Altamira, além de prestar apoio à população mineira, atingidos debatem sobre as consequências da mineração na região amazônica:

Também no Pará, na capital Belém, o sindicato dos bancários recebe uma plenária organizada pena Frente Brasil Popular do estado.

Além destes, outros estados também marcaram agendas com diversas atividades relacionadas ao crime.

Na sexta-feira, também estão previstas atividades no Rio de Janeiro-RJ, Teresina-PI, Vitória-ES e no Amapá. Em São Paulo, capital, o ato ocorrerá na praça da Sé, também nessa sexta.

Para Gabriel Gonçalves, militante do MAB em SP, essa movimentação a nível nacional de apoio e conscientização sobre Brumadinho é de extrema importância.

“Nós, atingidos de outras regiões nos solidarizamos com as famílias das vítimas e dos desaparecidos. Mais do que isso, nosso papel a nível nacional é cobrar justiça, por isso estamos organizando atos em diversos pontos do país, mostrando que a luta em defesa da vida e contra este projeto criminoso do capital que nos está colocado, contra essa empresa assassina que é a Vale, contra esse modelo exploratório da mineração, é uma luta que envolve todos os brasileiros”, afirma Gabriel. 

Além dos atos nas regiões, brigadas de militantes do MAB de outros estados já estão sendo formadas e seguem se deslocando para o local do rompimento da barragem.

Mais informações, você encontra nas páginas estaduais do MAB, e em nossas redes sociais.

+Infos:

https://www.facebook.com/MAB.Brasil/

https://twitter.com/mab_brasil

https://www.instagram.com/atingidosporbarragens/

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro