Atingidos de diversas partes do Brasil realizam atos em apoio à Brumadinho
Em diferentes estados, atingidos organizados no MAB se solidarizam com a população atingida pelo crime de Brumadinho e cobram justiça Ato convocado pelo MAB reúne movimentos populares e presta solidariedade […]
Publicado 30/01/2019

Em diferentes estados, atingidos organizados no MAB se solidarizam com a população atingida pelo crime de Brumadinho e cobram justiça
Ato convocado pelo MAB reúne movimentos populares e presta solidariedade às vítimas de Brumadinho em São Paulo (Foto: FBP)
O crime causado pela empresa Vale, em Brumadinho-MG completa hoje seis dias, com números alarmantes de mortos e desaparecidos. O Massacre da Vale, como vem sendo chamado, tem gerado comoção por parte de populações atingidas em todo o Brasil.
Em diversos pontos, atingidos do MAB veem organizando rodas de conversas, debates, vigílias e atos políticos em denúncia ao crime, e também como forma de conscientização para outras regiões ameaçadas por projetos de barragens.
Em Porto Alegre-RS, as atividades serão realizadas no Sindipetro:
Em Fortaleza, no Ceará, atingidos organizam plenária:
Em Altamira, além de prestar apoio à população mineira, atingidos debatem sobre as consequências da mineração na região amazônica:
Também no Pará, na capital Belém, o sindicato dos bancários recebe uma plenária organizada pena Frente Brasil Popular do estado.
Além destes, outros estados também marcaram agendas com diversas atividades relacionadas ao crime.
Na sexta-feira, também estão previstas atividades no Rio de Janeiro-RJ, Teresina-PI, Vitória-ES e no Amapá. Em São Paulo, capital, o ato ocorrerá na praça da Sé, também nessa sexta.
Para Gabriel Gonçalves, militante do MAB em SP, essa movimentação a nível nacional de apoio e conscientização sobre Brumadinho é de extrema importância.
Nós, atingidos de outras regiões nos solidarizamos com as famílias das vítimas e dos desaparecidos. Mais do que isso, nosso papel a nível nacional é cobrar justiça, por isso estamos organizando atos em diversos pontos do país, mostrando que a luta em defesa da vida e contra este projeto criminoso do capital que nos está colocado, contra essa empresa assassina que é a Vale, contra esse modelo exploratório da mineração, é uma luta que envolve todos os brasileiros, afirma Gabriel.
Além dos atos nas regiões, brigadas de militantes do MAB de outros estados já estão sendo formadas e seguem se deslocando para o local do rompimento da barragem.
Mais informações, você encontra nas páginas estaduais do MAB, e em nossas redes sociais.
+Infos:
https://www.facebook.com/MAB.Brasil/