MAB se reune com a Procuradoria Geral da República

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu nesta manhã (31) com a Procuradora Geral da República Raquel Dodge em Brasília, para dialogar sobre a experiência do movimento no […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu nesta manhã (31) com a Procuradora Geral da República Raquel Dodge em Brasília, para dialogar sobre a experiência do movimento no trabalho de organização e reivindicação de direitos dos atingidos. O objetivo do MAB é que a impunidade no crime da Samarco não aconteça no caso de Brumadinho. 


 

Na manhã desta quinta-feira (31) o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuni com a Procuradora Geral da República Raquel Dodge em Brasília. A solicitação partiu da própria procuradoria no intuito de dialogar sobre a experiência do movimento no trabalho de organização e reivindicação de direitos dos atingidos, especialmente no rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, no Rio Doce e Espirito Santo, no dia 5 novembro de 2015. Uma comitiva com coordenadores e coordenadoras do movimento, contando com atingidas pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho e da Samarco (Vale/BHP) em Mariana, participam da reunião com o objetivo de não permitir que os erros cometidos no processo de reparação e atenção emergencial em Mariana voltem a ocorrer, bem como denunciar e propor medidas que superem os erros cometidos até agora no massacre em Brumadinho.

Dentre as denúncias e propostas estão: a) o afastamento da empresa criminosa das vítimas e da cena do crime, garantindo que a Vale seja única e exclusivamente responsável por aportar recursos para as ações de reparação, que devem ser coordenadas pelos atingidos organizados e pelas instituições competentes; b) garantia de participação e protagonismo dos atingidos em qualquer decisão ou acordo, já que devem ser os principais sujeitos de todo o processo de reparação; c) garantia de acompanhamento e envolvimento da sociedade civil organizada sobre as decisões e ações de reparação.

Na bacia do Rio Doce, estes são erros que foram sistematicamente cometidos. Desde o início a Vale e BHP comandaram o ritmo, as decisões, a formulação do acordo (sem os atingidos), a criação da Fundação RENOVA (que tem em sua diretoria o comando das mineradoras), o cadastro e a informação de todos os atingidos a determinação e a informação dos valores e ações de reparação.

Estes são erros fundamentais que fazem com que até hoje o Crime do Rio Doce continue impune e que os atingidos ainda estejam desamparados, desesperados, sem direitos básicos garantidos, havendo ainda dezena de milhares de atingidos sequer reconhecidos, além de sofrerem dia a dia novas violações de direitos. Esta impunidade não pode existir no caso de Brumadinho no Rio Paraopeba e São Francisco. O MAB continuará lutando para garantir isso, esta reunião é apenas mais um passo para buscar garantir a voz dos atingidos. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro