Ministério Público de Minas Gerais retira Vale do processo de levantamento e registro dos atingidos

Após esforço com participação do MAB, Ministério Público de Minas Gerais retirou Vale do processo de levantamento e registro dos atingidos. No crime da barragem de Fundão a mineradora utilizou […]

Após esforço com participação do MAB, Ministério Público de Minas Gerais retirou Vale do processo de levantamento e registro dos atingidos. No crime da barragem de Fundão a mineradora utilizou o cadastro realizado por ela como prova contra as próprias família.



 

Em esforço conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública da União e de Minas Gerais e outras instituições do Gabinete de Crise, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), conquistou uma vitória significativa na luta por garantia dos direitos das vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Desde o acontecimento do crime, a Vale iniciou um processo de cadastro das famílias atingidas. Neste documento já era listado pelos atingidos os bens e perdas materiais causadas com o crime. O cadastramento estava sendo realizado pela empresa Sinergia, mesma instituição que realizou o processo com os atingidos em Mariana e no Rio Doce e que atua historicamente associada a Vale.

O MAB denunciou a situação às instituições. “A nossa preocupação é que essas informações sejam utilizadas contra as próprias famílias, pois as pessoas estão em estado de choque e sem condições de mensurar as perdas materiais que tiveram e ainda vão ter com o rompimento da barragem. No caso da Samarco no Rio Doce nós vivemos essa situação.” explica Pablo Dias, da coordenação do Movimento.

O MAB denuncia ainda que além de usar as informações contra os próprios atingidos, a Vale também manteve esses dados sob sigilo por um longo período: “É um aprendizado que tivemos com Mariana. Conseguimos intervir, modificar e garantir que sejam atendidas de forma eficiente as questões emergenciais e ao mesmo tempo garantir que o processo de reparação no futuro não fique prejudicado por causa de um cadastro mal aplicado”, pontua Dias.

No distrito de Parque das Cachoeiras, que pertence à Brumadinho e também foi afetado pelo crime, os moradores se recusaram a preencher o documento aplicado pela Vale-Sinergia.

Na ata de memória da reunião consta o seguinte encaminhamento:

5. Quanto ao registro e atendimento, o levantamento inicial deve ser feito por meio do Formulário Emergencial, interrompendo-se, imediatamente, quaisquer tipos de cadastros que estão sendo feitos pela Vale, uma vez que poderão acarretar sérias violações dos direitos humanos neste momento;

6. Que nenhum atendimento seja condicionado ao preenchimento de registro, sob pena de configurar violação de direitos. Que seja feito o atendimento emergencial, neste primeiro momento, afastando-se os profissionais da Sinergia por hora; O representante da VALE solicitou que conste nesta memória que a Sinergia será imediatamente afastada e que será utilizado o Formulário Emergencial citado no item 5; Registrou, ainda, que a VALE S.A. concorda com estas solicitações.

A partir de agora será feito um levantamento emergencial das famílias que foram afetadas com o rompimento da barragem, sem mensurar perdas e danos materiais. A coleta destas informações será realizada por um instituição pública que irá produzir também um banco de dados dos atingidos.

O MAB reitera que o cadastro tem que ser construído com os atingidos, pensando uma metodologia e questionário dinâmicos e bem construídos, para dimensionar de fato os danos e não fazer o levantamento direcionado, que é prática das mineradoras e que foi aplicado em Mariana.  Além da mudança no processo de registro das famílias, este esforço conjunto também garantiu outras conquistas importantes para os atingidos como: garantia do traslado das famílias, inclusive intermunicipal, para as diversas localidades que envolvem o crime, como IML, e Acadepol; garantia de alimentação permanente e de qualidade; ampliação do atendimento psicossocial; garantia do serviço funerários, entre outros direitos.

O MAB está propondo que o formulário seja implementado com urgência e máxima brevidade possível: “Estamos no dia 29 de janeiro, daqui a pouco será dia 05 do mês de fevereiro. As contas das famílias vão vencer e não terão condições de subsistência. O MAB defende o pagamento de um auxílio emergencial, via cartão para todas as famílias deslocadas e que tiveram sua renda impactadas pelo rompimento. Isso é urgente. É para isso que o formulário deve servir, o auxilio emergencial e o aluguel provisório”, afirma Dias.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro