MAB reúne com representantes institucionais, em Brumadinho

No início da tarde deste domingo (27) aconteceu reunião na Paróquia São Sebastião, em Brumadinho, para o avaliar e traçar ações concretas para o enfrentamento popular a mineradora Vale.   […]

No início da tarde deste domingo (27) aconteceu reunião na Paróquia São Sebastião, em Brumadinho, para o avaliar e traçar ações concretas para o enfrentamento popular a mineradora Vale.

 

Estiveram presente representantes do poder público de Brumadinho, membros da Igreja Católica, movimentos sociais e da Defensoria Pública da União. Segundo o prefeito de Brumadinho, Alvimar de Melo Barcelos, a mineradora Vale tem omitido e controlado as informações sobre as barragens. O prefeito pontuou que teme que a Vale deixe de pagar a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos em Mineração (CEFEM). “O CEFEM que é pago pela Vale, vai continuar? Ela será parada por culpa dela mesma. Se parar os impostos vai parar uma cidade de referência na educação, na saúde”, disse Alvimar na reunião.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) alertou que neste momento é essencial a participação da sociedade, das organizações e, principalmente, dos Atingidos. O MAB se colocou a disposição de trabalhar junto ao município estado e outras entidades da sociedade para solucionar os problemas.“Compartilhar o que aprendemos em Mariana e evitar que os erros cometidos pelas empresas e instituições lá, voltem a se repetir”, enfatizou Joceli Andreoli, da Coordenação Nacional do MAB.Os representantes da Igreja e Diocese salientaram que as informações e ações de reparação não devem ficar com a mineradora Vale. “Quem não teve o cuidado necessário, e construiu um restaurante e um centro administrativo abaixo de uma barragem, não pode ser autorizado a controlar e coordenar as ações de cadastro e reparação”, disse Frei Rodrigo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro