Brigadas de resgate intensificam esforços em busca das vítimas do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho (MG)

O grupo de ação do MAB (Movimento dos Atingidos e Atingidas por Barragens) está em Brumadinho (MG), nas imediações do local onde ocorreu a rompimento das barragens do complexo do […]

O grupo de ação do MAB (Movimento dos Atingidos e Atingidas por Barragens) está em Brumadinho (MG), nas imediações do local onde ocorreu a rompimento das barragens do complexo do Feijão, pertencentes à mineradora Vale. No início da tarde o coletivo de comunicação acompanhou as ações de uma brigada de buscas que reúne bombeiros civis, grupamentos de combate a incêndios e voluntários.

– Estamos concentrando as ações em busca de sobreviventes, recebemos informação de que documentos foram encontrados em um local próximo à mata, na região da estância, onde ficava a pousada e vamos seguir até lá -, comentou o voluntário da brigada de prevenção a incêndios florestais Carcará, , Rander Ferreira. “É assim, são indícios pequenos, mas pelo menos é melhor do que se tivéssemos que sair procurando sem referência nenhuma”, explica.

As ações das brigadas de voluntários não tem autonomia de proceder resgates, mas redobram seus esforços para ajudar a localizar possíveis sobreviventes e então acionar as equipes de socorristas aos pontos exatos onde as vítimas se encontram. O trabalho é ininterrupto, mas conforme alertam os especialistas, a cada momento diminuem as chances de encontrar sobreviventes nos locais que foram inundados pela lama.

 

Maiores informações: (11)3392-2660 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro