Brumadinho (MG): um novo crime anunciado

Mais uma barragem estourou na tarde desta sexta-feira (25) em Minas Gerais. Três anos após o maior crime socioambiental da história do país – do qual a Vale é responsável […]

Mais uma barragem estourou na tarde desta sexta-feira (25) em Minas Gerais. Três anos após o maior crime socioambiental da história do país – do qual a Vale é responsável e continua impune- outra barragem da mineradora rompeu, dessa vez em Brumadinho, na grande Belo Horizonte. Segundo informações do Corpo Militar de Bombeiros, 200 pessoas ainda estão desaparecidas. 

O rompimento da barragem Mina Feijão, pertencente à mineradora Vale, ocorreu na região do Córrego do Feijão, no quilômetro 50 da Rodovia MG-040. Quatro Barragens do complexo romperam criando uma grande onda de rejeitos. 

O porta voz do Corpo Militar de Bombeiros disse em coletiva de imprensa: “sabemos que há um número grande de vítimas”. E agregou: “tem cerca de 100 funcionários envolvidos que estavam na área do refeitório da empresa e umas 200 pessoas que faziam parte da comunidade”. O fato ocorreu na hora do almoço. Segundo informações obtidas pelo Brasil de fato, 19 são os municípios que já estão sendo atingidos pela lama, e segundo informações de expertos consultados pelo jornal, o impacto vai comprometer a água até a foz do Rio São Francisco. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) a barragem da Usina Hidroelétrica Retiro Baixo (que se encontra a 220 km do local do rompimento) possibilitaria amortecer a onda de rejeito. 

A omissão de sempre

Desde o ano 2015, inúmeras denúncias vêm sendo feitas pelo risco de rompimento de Barragens no complexo, e ainda assim, teve a sua ampliação aprovada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental, em dezembro de 2018. O Brasil de Fato (bdf) já denunciou no mês passado que os moradores se opuseram fortemente à autorização do governo de Minas Gerais para que as empresas Minerações Brasileiras Reunidas S.A e Vale operassem nos municípios de Brumadinho e Sarzedo.

Está situação não é um caso isolado. Segundo o último relatório da ANA sobre segurança em barragens, sem aumentos significativos na fiscalização nem nas informações enviadas à agência para a realização de relatórios, o número de barragens com risco sério de rompimento saltou de 25 para 45 no país. Um fator central é a impunidade com que as empresas mineradoras atuam no rubro. Em diálogo com o bdf, o coordenador estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Minas, Thiago Alves, afirmou: “a impunidade do crime de Mariana dá mais espaço e oportunidade para outros crimes. A forma com que as empresas atuam, especialmente a Vale no contexto do crime na Bacia do Rio Doce, e como a Justiça brasileira atua do lado das empresas, cria espaços e oportunidades para mais tragédias”.

 
Para o militante, “esse rompimento é o resultado de um modelo de mineração que é privatizado e transnacional, inteiramente à serviço do lucro das grandes empresas, contra os direitos dos trabalhadores e das comunidades, portanto, essa tragédia é mais um resultado deste modelo de morte”. Pablo Días, da coordenação nacional do movimento, se encontra atualmente na região do desastre, e expressou: “existe uma estimativa de que haja aproximadamente 350 desaparecidos. Foram destruídos o refeitório da empresa, uma pousada e um restaurante que ficavam logo abaixo, assim como comunidades que foram atingidas e cujo impacto está sendo ainda avaliado”. Disse ainda: “ existe uma grande preocupação, a incerteza do que serão os resultados deste desastre”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro