Nota de pesar pelo falecimento do cacique Julião Munduruku

O dia 31 de outubro de 2018 ficará marcado eternamente em nossos corações. O grande cacique Julião Painhum Munduruku, da aldeia Praia do Índio no médio Tapajós (Itaituba-PA), se despede […]

O dia 31 de outubro de 2018 ficará marcado eternamente em nossos corações. O grande cacique Julião Painhum Munduruku, da aldeia Praia do Índio no médio Tapajós (Itaituba-PA), se despede de nós. É mais nova semente plantada no céu. Karosakaybu o recebeu em um bom lugar, onde irá germinar e tão logo renascerá através da força e resistência do povo Munduruku.

Julião Painhum Munduruku, um grande guerreiro, terá sempre um enorme respeito do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Lutamos ombro a ombro contra a construção das hidrelétricas no Rio Tapajós e obtivemos vitórias. Será sempre um grande exemplo de resistência.

Diante do acontecido, prestamos nossos sentimentos à família e a todo o povo Munduruku, que se despede dessa grande liderança. Ele não se foi para sempre, ele só foi ali renovar suas forças, renascer em rebeldia contra todos aqueles que perseguem o seu povo.

Os nossos inimigos sempre vão tentar nos enterrar e nos sufocar, mas eles não sabem que, ao nos enterrar, nós renascemos e brotamos com mais força, resistência, rebeldia luta e fé.

Condolências e muita força aos irmãos e parentes Mundurukus, estamos juntos para superarmos a dor e festejar a alegria.

Julião vive!

Sempre! Sempre! Sempre!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro