Atingidos por Belo Monte começam a receber aluguel social
As famílias da área alagada do bairro Independente 1, que ocuparam por 23 dias a sede do Ibama em Altamira (PA), começaram a receber o aluguel social pago pela Norte […]
Publicado 09/08/2018
As famílias da área alagada do bairro Independente 1, que ocuparam por 23 dias a sede do Ibama em Altamira (PA), começaram a receber o aluguel social pago pela Norte Energia nessa semana. Esse aluguel foi uma conquista da luta do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que organiza a comunidade.
O recebimento do aluguel social fez parte do acordo para que o Movimento desocupasse a sede do órgão. As famílias que foram para o aluguel social estavam com as casas desabando na área de risco da chamada lagoa do bairro Independente 1. Elas deverão receber o benefício por dois meses. Essa solução é provisória, enquanto não se encerram as tratativas entre Norte Energia e prefeitura de Altamira para dar início à retirada definitiva das famílias da lagoa, que deverão receber indenização ou reassentamento.
Os moradores da lagoa do Independente 1 foram reconhecidos como atingidos por Belo Monte em março deste ano, mas até o momento, a Norte Energia não começou a remoção definitiva das famílias. Esse atraso motivou a ocupação do Ibama em Altamira.
Veja a seguir reportagem feita pela TV local em Altamira sobre o caso: