Norte Energia entra com ação contra o MAB na justiça

A Norte Energia, concessionária de Belo Monte, resolveu entrar com um processo judicial contra o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) devido a um protesto feito pelas famílias da “lagoa” […]

A Norte Energia, concessionária de Belo Monte, resolveu entrar com um processo judicial contra o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) devido a um protesto feito pelas famílias da “lagoa” do Independente 1 no dia de hoje (30) na Rodovia Transamazônica, próximo à hidrelétrica, em Altamira (PA).

O Ibama já reconheceu essas famílias como atingidas pela hidrelétrica há quase 5 meses.  No entanto, até agora a Norte Energia ainda não realocou sequer UMA das 968 familias cadastradas. A resposta da empresa, no lugar de cumprir com seu dever, é criminalizar os atingidos, ameaçando com multa e prisão de militantes. 

Algumas das famílias de manifestantes estão morando na sede do Ibama em Altamira desde o dia 9 de julho, pois suas casas já desabaram na área alagadiça e elas não tem para onde voltar. O Ibama já entrou com pedido de reintegração de posse, que pode ocorrer a qualquer momento. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro