Atingidos por Baixo Iguaçu ocupam rodovia no Paraná

Neste dia (18/07), depois de definir em assembleia, os atingidos e atingidas pela UHE Baixo Iguaçu se mobilizam próximos a UHE Salto Caxias para denunciar as violações de direitos que […]

Neste dia (18/07), depois de definir em assembleia, os atingidos e atingidas pela UHE Baixo Iguaçu se mobilizam próximos a UHE Salto Caxias para denunciar as violações de direitos que estão ocorrendo, mostrando o descaso da empresa (Neoenergia e Copel). Já foram realizadas várias denúncias aos órgãos responsáveis pelo processo (IAP, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Comissão de Direitos Humanos da ALEP) porém, são ações que não estão resolvendo a situação dos atingidos. 

Os atingidos exigem que seja garantido o direito ao Reassentamento Rural Coletivo, que as Áreas de Preservação Permanente e remanso sejam tratadas igual consta o Plano Básico Ambiental-PBA e Termo de Acordo, retomada imediata das reavaliações dos casos que se encontra com direito negado, que haja a imediata retomada das negociações, e que o IAP não conceda a renovação das licenças ambientais até que a Neoenergia e Copel cumpram com as condicionantes básicas socioambientais.

O prazo para o enchimento do lago esta previsto para final de 2018, no entanto, aproximadamente mais de 200 famílias ainda não possuem seus direitos garantidos. A UHE Baixo Iguaçu com investimento publico de R$ 1,6 Bi, com previsão de faturamento de aproximadamente R$ 400 Mi por ano, segue seu cronograma de violar as condicionantes ambientais e sociais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro