Mulheres em Rondônia protagonizam luta histórica

No ultimo dia 8 de março, dia internacional das mulheres, em Porto Velho, as mulheres do campo e da cidade protagonizaram uma luta memorável, que levou centenas de mulheres as […]

No ultimo dia 8 de março, dia internacional das mulheres, em Porto Velho, as mulheres do campo e da cidade protagonizaram uma luta memorável, que levou centenas de mulheres as ruas.

Logo nas primeiras horas do dia, as mulheres organizadas na Via Campesina (MST, MAB, MPA e CPT), trancaram o acesso ao Belmonte, região portuária da capital, por onde todo gás e gasolina que abastece a capital e as cidades próximas chega, para denunciar as altas tarifas e a privatização desses setores causadas pelo golpe.

Segundo Leila Denise da coordenação da Via Campesina “ as mulheres denunciam nesse 8 de março as entregas das nossas riquezas, principalmente o gás, energia, petróleo e a produção agrícola ao capital estrangeiro, para a população só ficam as altas tarifas”.

Após a ocupação a marcha seguiu para a CERON (Centrais Eletricas de Rondônia), alvo de ataques e uma tentativa de privatização, onde se encontrou com trabalhadores da educação que estão em greve há dias, trabalhadores da Eletrobras e diversas outras categorias. “A luta das mulheres tem que ser contra a privatização da CERON”, para Manuela Gustavo do MAB,” somos as mais atingidas pelas altas tarifas, por isso estamos aqui hoje, o que eles querem com a privatização dessa empresa é isso, aumentar a conta de luz”.

A marcha ainda passou pela delegacia de mulher da capital, onde a juventude realizou uma intervenção lembrando que Rondônia é um dos estados que mais ocorrem feminicidios da região norte, a rua que passa na frente da delegacia foi rebatizada com o nome de Nicinha, militante do MAB, assassinada em 2016.

A caminhada das mulheres passou pelos bancos públicos, prefeitura e finalizou no CPA (Centro Político Administrativo), sede do governo do estado, ao todo quase 1000 mulheres participaram da caminhada.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro