Saudação de Dilma Rousseff ao 8º Encontro Nacional do MAB
A ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, foi convidada para participar do 8º Encontro Nacional do MAB. Como não pôde comparecer, ela enviou a carta de saudação transcrita a seguir. “O […]
Publicado 02/10/2017
A ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, foi convidada para participar do 8º Encontro Nacional do MAB. Como não pôde comparecer, ela enviou a carta de saudação transcrita a seguir. “O Movimento dos Atingidos por Barragens é uma das mais importantes expressões da capacidade do nosso povo se organizar, lutar por seus direitos e, hoje, resistir à destruição do Brasil”, afirma Dilma. Leia na íntegra:
SAUDAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF AO 8º ENCONTRO NACIONAL DO MAB
Porto Alegre, 1º de outubro de 2017
Queridas companheiras e companheiros do Movimento dos Atingidos por Barragens MAB
Com enorme satisfação e respeito à luta deste movimento saúdo a realização do 8º Encontro Nacional do MAB na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
O Movimento dos Atingidos por Barragens é uma das mais importantes expressões da capacidade do nosso povo se organizar, lutar por seus direitos e, hoje, resistir à destruição do Brasil.
Esse encontro se realiza no momento em que o nosso país vem sendo tomado de assalto pelas políticas neoliberais que ao longo dos nossos governos sistematicamente derrotamos.
O golpe ilegítimo que me tirou da presidência ainda não acabou. Colocou no poder grupos políticos e econômicos cuja prioridade é destruir as políticas de redução das desigualdades por meio da inclusão econômica, social, cultural. Eles trabalham rápido para entregar o país ao capital internacional e submeter o Brasil aos interesses dos donos do mercado e de setores da mídia que tramaram e apoiaram o golpe à democracia.
O momento é de lutar e resistir para impedir a retirada de direitos, como os trabalhistas e previdenciários; programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, compras de alimentos da agricultura familiar, quotas para a educação, entre outras conquistas obtidas por décadas de lutas e trabalho árduo.
Devemos ampliar as vozes e valorizar o potencial das mulheres e dos jovens para exigir justiça e também barrar todas as tentativas de burlar a democracia.
É preciso manter acesa a esperança, mesmo diante de tantas ameaças e muitas violências contra lutadores e lutadoras sociais.
Desejamos que seja um Encontro de fortalecimento das importantes pautas do MAB, a defesa dos direitos dos atingidos e atingidas por barragens, a defesa da água e da energia, contra a dilapidação do patrimônio público com a venda da Eletrobras. Vamos juntos fazer avançar um Projeto Popular para o país.
Um forte abraço, cheio de esperanças
DILMA ROUSSEFF
Mulheres do MAB entregam pauta para Dilma durante Encontro das Mulheres Atingidas por Barragens, em 2011