Minas Gerais diz: “não à privatização”

Todos contra o leilão: entidades, órgãos governamentais, movimentos sociais e sindicais se unem em defesa das usinas da Cemig Cerca de mil e quinhentas pessoas estiveram nas margens do lago […]

Todos contra o leilão: entidades, órgãos governamentais, movimentos sociais e sindicais se unem em defesa das usinas da Cemig


Cerca de mil e quinhentas pessoas estiveram nas margens do lago da barragem de Miranda, em Indiánapolis, no Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira (18), no ato político em defesa das quatro usinas que estão sob concessão da Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais. São elas: São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande. No total, as hidroelétricas são responsáveis por 50% da geração de energia da estatal.

O governo ilegítimo de Michel Temer quer privatizar as usinas por meio de um leilão. O interesse de Temer é arrecadar R$ 11 bilhões com a venda das hidroelétricas. “As usinas já foram pagas pelo povo mineiro, por meio da conta de luz. Caso sejam privatizadas, os R$ 11 bilhões seriam transferidos para a tarifa de energia, ou seja, o povo pagaria novamente o que já foi pago”, disse Jefferson Leandro, presidente do Sindieletro.

Com a privatização, cerca de 70% do que será arrecadado com a geração de energia das hidroelétricas será destinado para pagar o empréstimo do banqueiro que financiar a compra das usinas, com juros e correção. Na prática, serão cobrados nos 30 anos de concessão, 40 bilhões na conta do povo mineiro.

Movimentos sociais e sindicais estenderam uma faixa de 80 metros no muro da barragem com a palavra de ordem “NÃO À PRIVATIZAÇÃO”. “Isso mostra a força do povo mineiro reafirmando que as usinas são para soberania da população. Além disso, nós queremos que o dinheiro excedente dos gastos com manutenção, operação e melhorias sejam investidas em um Fundo Social, destinado para saúde, educação e trabalhos sociais que melhorem a qualidade da vida do povo mineiro”, disse Aline Ruas, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens.

A unidade em defesa das usinas é tão expressiva que esta luta conta com o envolvimento de um amplo setor da sociedade. Prefeituras, o Governo de Minas, setores de oposição e situação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da bancada mineira da Câmara dos Deputados, entidades empresariais e industriais do estado, além da grande diversidade de movimentos sociais e organizações políticas do Brasil estiveram unidos para dizer ‘não’ ao leilão das usinas.

O ato aconteceu no mirante da barragem e fizeram o uso da palavra o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o presidente da Cemig, Bernardo Salomão, representantes da FIEMG, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes (PMDB), parlamentares da câmera dos deputados, a deputada federal Jô Moraes, o presidente do Sindicato dos Eletricitários – Sindieletro, Jefferson Leandro, a integrante da Plataforma Operária e Camponesa de Energia, Aline Ruas, e a representante da articulação da Frente Mineira em Defesa da Cemig e presidente da CUT-MG, Beatriz Cerqueira. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro