No oeste da Bahia, agricultores usufruem de tecnologias socias

Através de projetos de agroecologia, atingidos mostram outra faceta de produção na região que sofre com conflitos pela água Em meio à disputa pela água, travada no último período na […]

Através de projetos de agroecologia, atingidos mostram outra faceta de produção na região que sofre com conflitos pela água


Em meio à disputa pela água, travada no último período na região de Correntina, oeste da Bahia, projetos de agroecologia tem se destacado como alternativa sustentável de produção.

O Programa de Promoção da Soberania Alimentar em regiões atingidas por barragens através da Tecnologia Social PAIS e Placa Solar de aquecimento de Água, implementado pelo Apema em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o BNDES é um bom exemplo da forma consciente na qual os pequenos produtores vêm trabalhando na região.

Segundo Danilo Moreira e Silva, técnico do PAIS, o projeto, que teve início no início de 2016 envolve de forma bastante positiva as famílias da região.

”Atualmente, temos mais de 50 famílias cadastradas, atuando nas cidades de Cocos, Correntina e Santa Maria, envolvendo indiretamente centenas de outras famílias que passam a consumir produtos agroecológicos, livre de agrotóxicos. Nossa ideia agora é expandir mais”, afirma Danilo.

Para ele, a agroecologia, é mais do que uma técnica.

“Pra nós a agroecologia também é uma ferramenta política essencial, que envolve e conscientiza as comunidades”, afirma.

Formação teórica e pratica


No decorrer do projeto as famílias recebem assistência técnica e participam de formação teórica e técnica.

No dia 17 de agosto agricultores de Santa Maria da Vitória, Correntina e Cocos participaram de um dia de campo sobre Horticultura Orgânica na comunidade Jenipapo.

O dia de campo se deu em duas etapas: Introdução à horticultura orgânica, adubação orgânica, adubação verde, rotação de culturas, produção de mudas, cobertura morta/seca, manejo das ervas daninhas, irrigação, controle de pragas e doenças.

Após a formação teórica os agricultores fizeram um bio fertilizantes, calda bordalesa, e um composto e explicamos como funciona e pra que serve. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro