MAB recebe parceiros em ato-político de lançamento do Encontro Nacional no Rio de Janeiro

As diversas entidades e organizações presentes no lançamento do 8º encontro nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), no Rio de Janeiro (RJ), demonstraram apoio e confirmaram presença no […]

As diversas entidades e organizações presentes no lançamento do 8º encontro nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), no Rio de Janeiro (RJ), demonstraram apoio e confirmaram presença no Encontro que será realizado dos dias 1 a 5 de outubro de 2017. Sob o lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, o movimento estima um público 4 mil pessoas, oriundas de todos os estados em que o MAB atua. Além disso, convidados e delegações de outros países também serão convidados para o encontro.

A cidade carioca foi escolhida por alocar as principais empresas do setor de energia, principalmente a Petrobras e Eletrobrás.

De acordo com Alexania Rossato da coordenação nacional do MAB, o encontro terá três eixos centrais: ampliar a articulação com outras organizações nacionais e internacionais, discutir o socialismo como alternativa ao sistema capitalista e denunciar as violações de direitos humanos dos atingidos por barragens. “As populações afetadas são vítimas desse modelo e a sociedade toda como vítima em função das tarifas de energia que são cobradas pela energia elétrica”, declarou.

O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP) José Maria Rangel, frisou a união em torno da ofensiva internacional. “O MAB tem uma grande importância, porque talvez seja o movimento que faça um enfrentamento mais direto ao capital internacional. Por isso, não estamos aqui apenas para prestar solidariedade, mas porque todos somos companheiros na luta contra o capitalismo”, afirmou.

Também foi colocada a importância estratégica da luta contra a privatização das empresas estatais de energia. Para Zé Maria, o petróleo é uma fonte energética com uma importância fundamental para a soberania nacional e para colocar em prática as reivindicações que vêm da rua. “Precisamos unir forças para impedir privatização da Petrobrás e reivindicar os royalties do pré-sal para saúde, educação e direitos”, convocou.

Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Marcelo Rodrigues “É um orgulho estar no RJ recebendo o Encontro Nacional do MAB, que é fundamental pra gente. Essa parceria entre campo e cidade, CUT e movimento social é sem dúvida, importantíssima para construção da sociedade que almejamos. São encontros assim que nos move, e é isso que nos leva pra frente”, disse Marcelo.

Lema do Encontro Nacional

O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) enfatizou a importância do lema do encontro nacional do MAB. “O lema da soberania popular sobre nossas riquezas deve ser compreendida para todos os trabalhadores do campo e da cidade, pois este modelo pautado na super exploração dos bens naturais, que dá muito para poucos e poucos para muitos, não é para a classe trabalhadora”, comentou o presidente.

Para finalizar, a presidenta do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso, ressaltou o debate de a energia, como ponto chave para soberania do povo brasileiro. “O debate da água, da energia e do pré-sal, nosso ouro negro, são necessários para defesa das riquezas, ainda mais neste cenário de golpe e retrocessos que estamos vivendo”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 24/07/2017

Campanha de solidariedade