France Amerique Latine apóia a luta dos atingidos

Entidade francesa visitou três regiões atingidas por barragens no Brasil e declarou apoio irrestrito à luta dos atingidos no rio Madeira, em Rondônia A associação francesa France Amerique Latine (FAL), […]

Entidade francesa visitou três regiões atingidas por barragens no Brasil e declarou apoio irrestrito à luta dos atingidos no rio Madeira, em Rondônia


A associação francesa France Amerique Latine (FAL), entidade de apoio à América Latina e Caribe, integrante da CNAJEP (Comissão para as relações do nacional e internacional de associações de juventude e educação popular), o CAL (coletivo para a América Latina e o Caribe), ACME (Associação para o contrato de água do mundo) e o coletivo Haiti de France, estiveram durante o mês de março no Brasil, conhecendo a organização e a luta dos atingidos por barragens em diversas regiões do Brasil, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Rondônia.

Segundo Monique Piot Murga, da FAL, “Água e energia, com soberania, distribuição da riqueza e controle popular, são conselhos que valem para todos os povos. Nós, na França, também temos que enfrentar uma política neoliberal no setor da energia, e neste momento estamos lutando contra a privatização da água, os cortes às famílias que não podem pagar”, explica Murga.

A ativista também citou o Encontro Nacional do MAB, que será realizado em outubro do Rio de Janeiro, e pretende reunir 5 mil atingidos de todas as regiões do país. “Estamos trazendo nossa solidariedade ao 8° Encontro Nacional do MAB, temos os mesmos inimigos, as multinacionais, e devemos lutar juntos, por este motivo viremos em uma delegação para o encontro”.

Monique e Françoise Chambeu, que estiveram em Rondônia, participaram da jornada de lutas dos atingidos na capital do estado, conheceram a região atingida pela hidrelétrica de Jirau, que tem como dona a Engie (Tractbel), da França, e conheceram a família de Nicinha, militante do MAB assassinada, um dos principais motivos que as trouxeram ao estado.

Em sua última assembléia realizada em Paris esta semana, decidiram pelo apoio irrestrito à luta dos atingidos no rio Madeira, a denunciar na França em conjunto com o MAB à Engie (Tractebel), dona de Jirau, que viola sistematicamente o direito dos atingidos no rio Madeira.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro