Em clima de força e união da classe trabalhadora, 8° Encontro Nacional do MAB é lançado em São Paulo

Evocando a história da luta dos trabalhadores e a história do movimento, é realizado o Lançamento do 8° Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens nessa sexta-feira, 27/01, em […]

Evocando a história da luta dos trabalhadores e a história do movimento, é realizado o Lançamento do 8° Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens nessa sexta-feira, 27/01, em São Paulo. O Encontro tem como lema Água e Energia, com Soberania, Distribuição da Riqueza e Controle Popular e irá ocorrer entre os dias 1 e 5 de outubro deste ano. 


“Vivemos em uma sociedade em que reina o Capitalismo, ganancioso e sem interesse pelo povo. E neste momento de retirada de direitos e crise do Capital, é fundamental nós retomarmos a construção de um projeto internacional de transformação da sociedade”, aponta Joceli Andrioli, da Coordenação Nacional do MAB. 
Estampadas em grande tamanho nas paredes da atividade, as palavras Socialismo e Energia demonstram a que vem o 8° Encontro Nacional do MAB. A atividade está sendo construída com três principais objetivos: retomar o Socialismo como projeto de sociedade; fortalecer alianças e unidade da classe trabalhadora; e aumentar a força social dos atingidos no Brasil.
As cores e diversidades dos militantes de 19 estados brasileiros presentes começam a desenhar o Encontro Nacional, que deve reunir cerca de quatro mil atingidas e atingidos além de parceiros do Brasil e do Mundo no Rio de Janeiro para celebrar a vida, partilhar vitórias, trocar experiências e fortalecer a luta. Também demonstrou a articulação do MAB a presença de mais de 30 organizações aliadas nacionais e internacionais, do campo e da cidade.
“Cada um de nós é atingido, atingido pelo golpe, atingido pelo Capital, e construir uma nova sociedade é tarefa de todos”, afirma Selene Michelin, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE. Ela reafirma o compromisso dos trabalhadores em Educação com a Plataforma Operária e Camponesa da Energia e a defesa da Petrobrás. 
Ari, do Grito dos Excluídos, concorda com a tarefa apontada pela educadora e aponta importância do 8° Encontro Nacional do MAB este ano. “O Planalto já sabemos que não trabalha a favor do povo, temos então que organizar a planície, e é isso que o MAB vem fazendo há muitos anos. Que esse Encontro apenas fortaleça”, declara. 


 Esteve também presente no Lançamento companheiros da ALBA, Aliança Bolivariana Para os Povos da Nossa America, Gerardo Gamarra. “Vivemos na America Latina um momento que o Capitalismo busca avançar sobre as conquistas que obtivemos após tantas lutas. Devemos resistir à crise do Capitalismo que destrói nossas matas, vidas e tudo. Mais do que nunca é necessário a construção internacional de um projeto alternativo”, diz reforçando o tema escolhido para o 8° Encontro Nacional do MAB.
O 8° Encontro Nacional do MAB deve marcar a história da luta dos atingidos, bem como da luta da classe trabalhadora, assim como em suas edições anteriores. Uma mística realizada no Lançamento conta a história do movimento a partir de seus Encontros Nacionais, que tiveram inicia em 1991, onde lema escolhido para o MAB foi “Indenização Justa”. 
A cada novo Encontro realizado, uma nova reflexão chega aos atingidos e atingidas e fortalece a luta, absorvendo a experiência e trazendo novos elementos a partir da reflexão da história da luta de classe no Brasil e no Mundo. No 8° Encontro Nacional do MAB, o projeto de sociedade em que vivemos é tema principal de debate. 


Joceli explica que para os atingidos, a reafirmação do Socialismo é fundamental. Fruto de uma reflexão que vêm sendo feita pelo movimento há anos, percebe-se que somente a organização dos atingidos não é suficiente para garantir seus direitos, sendo necessário um Projeto Popular de Energia. Assim, a construção desse Projeto só será possível com a transformação da sociedade. 
 No amplo espectro da classe trabalhadora, o debate se faz ainda mais necessário. Após abandonar o Socialismo com a derrota do modelo em algumas experiências pelo mundo, a classe trabalhadora se aliou à novas ideologias, intensificadas pelo Neoliberalismo, percebendo ao fim um fortalecimento do Capitalismo e, portanto, da opressão ao trabalhador. “A classe trabalhadora aprendeu que não é possível conciliar com o Capital. Está na hora de retomar o Socialismo pelas raízes e resgatar a esperança em um projeto histórico da classe”, reforça o militante. 
O debate conta com o aniversário de 100 Anos da Revolução Russa, que serve de inspiração e fonte de estudos para o MAB e seus militantes. Ao longo deste ano e durante o 8° Encontro Nacional do MAB, o debate se dará a partir de um balanço crítico da Revolução Russa, apontamento dos aprendizados históricos deixados para a classe trabalhadora e a retomada dos princípios do Socialismo para o atual momento de sociedade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro