Atingidos por Belo Monte desocupam Ibama com pauta atendida

Após três dias de ocupação da sede do Ibama, os atingidos por Belo Monte tiveram sua pauta atendida. O órgão vai manter a determinação para que a Norte Energia realize […]

Após três dias de ocupação da sede do Ibama, os atingidos por Belo Monte tiveram sua pauta atendida. O órgão vai manter a determinação para que a Norte Energia realize o cadastro socioambiental das 500 famílias da lagoa do Independente 1.

 

“Não há fatos novos e a intenção do Ibama é manter a decisão do cadastramento sim”, afirmou a presidenta do órgão, Suely Araújo, em áudio para os manifestantes. Segundo ela, até quarta da semana que vem a Norte Energia deve ser notificada da decisão.

O Ibama havia determinado o cadastro em dezembro do ano passado. A Norte Energia recorreu da decisão, dizendo que isso geraria uma falsa expectativa de reconhecimento das famílias como atingidas. A empresa insiste que não há impacto de Belo Monte na comunidade, mas diversos órgãos como o MPF e o Conselho de Direitos Humanos apontaram a correlação entre Belo Monte e a situação precária vivida pelas famílias.

Também foi encaminhada uma reunião com representantes da coordenação do Movimento e os órgãos responsáveis em Brasília para encaminhar o atendimento da pauta.

As famílias da lagoa do Independente 1 vivem em área permanente alagada e sem acesso a saneamento. Elas foram levadas a essa situação devido à especulação imobiliária causada por Belo Monte em Altamira. Além disso, não tiveram direito à água e tratamento de esgoto, condicionantes da hidrelétrica.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro