Em Goiás, famílias atingidas comemoram conquista de assentamento

Fruto da luta e organização do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), 61 famílias conquistaram a posse da primeira área de terra para assentar atingidos pela barragem de Serra da […]

Fruto da luta e organização do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), 61 famílias conquistaram a posse da primeira área de terra para assentar atingidos pela barragem de Serra da Mesa que foram desalojados com a formação do lago da usina.

A área adquirida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foi escriturado na posse da fazenda Água Forra, no município de Niquelândia região norte do Estado de Goiás.

Para com Agenor Costa e Silva, coordenador do MAB a conquista dessas famílias é resultado de uma luta que há anos foi travada na região. Segundo ele, o momento agora é de organização e planejamento.

“O assentamento é uma conquista, que simboliza a tomada da luta pela terra na região, queremos garantir a subsistência das famílias, com a produção de alimentos livres de venenos para o autossustento e a comercialização”.

O coordenador ressalta ainda que as barragens que foram construídas na região deixaram graves consequências negativas para as famílias.  “As hidrelétricas são grandes indústrias de sem terra: muitas pessoas perderam suas áreas e, por consequência, seu trabalho, renda e dignidade”. Diz.

Após a criação, as famílias inicialmente ficarão em uma área comum, até que o Incra realize o sorteio do lote que caberá a cada uma delas. Enquanto não estiverem em seus lotes definitivos, o Incra repassará créditos para viabilizar uma produção de subsistência.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro