Em RO, acampamento Nilce de Souza Magalhães resiste

Há quase dois meses famílias atingidas pela hidrelétrica de Samuel em Rondônia, ocuparam a fazenda Três Casas, localizada no distrito de Triunfo, com 100 famílias organizadas pelo Movimento dos Atingidos […]

Há quase dois meses famílias atingidas pela hidrelétrica de Samuel em Rondônia, ocuparam a fazenda Três Casas, localizada no distrito de Triunfo, com 100 famílias organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), dos municípios de Candeias do Jamary, Itapuã e do distrito de Triunfo, que há mais de 30 anos de luta aguardam reassentamento. 

A fazenda trata-se de mais um dos inúmeros casos em que o INCRA concedeu o título a pessoa que nunca residiu no Estado de Rondônia, com a condição de implantação de Projeto Agropecuário. O Título data de 1982 e o projeto agropecuário nunca foi implantado, ficando a área de 1.028,09 hectares completamente desocupada, sem exercer sua função social como determina a Constituição Federal e, no ano de 1993 várias famílias ocuparam a área, razão que levou o INCRA a regularizar a posse delas através do processo de desapropriação para fins sociais instaurado em 2000.

 A analise do órgão concluiu impossibilidade de efetivação da desapropriação pela área não se encaixar nos critérios de cobertura vegetal, entretanto em 2008 novos autos de desapropriação foram instaurados até a área seguir para a Coordenação Geral de Obtenção de Terras em Brasília no ano de 2015 para edição do Decreto Presidencial de desapropriação, no entanto, a Chefe de Divisão, embora tenha reconhecido a proposta como viável, requereu a devolução dos autos para a Superintendência em Rondônia a fim de suprir alguns questionamentos pelo perito que subscreveu o Laudo de Vistoria, antes da edição do decreto, e até hoje o mesmo segue parado.

 O INCRA se comprometeu com as famílias atingidas em cadastrar as mesma e garantir apoio emergencial ao acampamento porém nenhuma das duas aconteceram, demostrando a inercia do INCRA em implementar a regularização fundiária em Rondônia, agravando ainda mais os conflitos no campo.

 No dia 1 de agosto uma falsa operação de reintegração de posse foi montada com intuito de retirar as famílias da área, a ação irregular aconteceu com apoio de agentes e viaturas da polícia militar. As famílias foram ameaçadas de despejo antes do prazo legal do processo, sem que ainda tivesse sido apresentada a defesa de ambas partes mas antes disso houve uma primeira ida destes mesmos agentes ao acampamento, dia 29 de julho, as duas tentativas frustradas.

O caso foi denunciado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) à Ouvidoria Agrária do INCRA, ao Ministério Público Federal, ao Defensor Agrário do Estado de Rondônia e ao Conselho Estadual de Direitos Humanos que solicitaram esclarecimentos sobre as ameaças e a participação dos agentes públicos na ação irregular.    

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro