Via participará do FSM 2016 para fortalecer a Soberania Alimentar e os direitos campesinos

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço importante para construir a unidade dos Movimentos sociais a nível mundial – os que lutam por justiça social, econômica, cultural e política […]

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço importante para construir a unidade dos Movimentos sociais a nível mundial – os que lutam por justiça social, econômica, cultural e política

Da Via Campesina

Vários delegados, que inclui mulheres, homens e jovens,  que representam camponeses e camponesas, migrantes e trabalhadores rurais de diferente regiões da Via Campesina levarão mensagens de solidariedade global e soberania alimentar ao Fórum Social Mundial 2016.  O Fórum que é um chamado coletivo para um mundo sustentável e inclusivo, acontecerá em Montreal, Canadá, de 09 a 14 de agosto.

A Via Campesina vê o Fórum Social Mundial (FSM) como um espaço importante para construir a unidade dos Movimentos sociais a nível mundial – os que lutam por justiça social, econômica, cultural e política. Em Montreal, nossos delegados e delegadas vão organizar e participar coletivamente de debates que incluem questões chaves como a Reforma Agrária, justiça climática, pesquisas camponesas, alternativas ao sistema agroindustrial transnacional, soberania popular versus impunidade corporativa, juventude camponesa, o futuro da agricultura, entre outras.

Uma nova geração de tratados de livre comércio como o TTIP, TTP, CETA e RCEP que ameaçam a soberania alimentar e os direitos de camponeses e trabalhadores rurais serão anunciadas durante as mobilizações em Quebec. Estes tratados incluem mecanismos antipopulares como são o Investor State Dispute Settlement (ISDS) que não só desconhecem os sistemas jurídicos locais e nacionais, como também ameaçam diretamente a democracia. Juntaremos nos a outros movimentos sociais e organizações do mundo inteiro na criação de estratégias unitárias para contestar e derrotar tais tratados que buscam beneficiar um grupo reduzido de corporações.

A Via Campesina reitera sua solidariedade com todos os movimentos que lutam por justiça social, que exigem direitos plenos para os povos indígenas, migrantes de diferentes raças etnias e religiões. Coletivamente levantamos nossas vozes contra a discriminação e as políticas que negam aos e as migrantes, camponeses, todas e todos os direitos à igualdade e segurança.

“Em um contexto onde o campesinato de Quebec é refém de um sindicato poderoso e um cartel agrícola, a Union Paysanne (UP) membro da Via Campesina convida a todos e todas para celebrar e reiterar o chamado pela livre associação do campesinato Quebec e em todo o mundo. Pedimos unidade, inclusão, fraternidade e autonomia campesina. Não há soberania alimentar sem camponeses soberanos! Globalizemos a luta, globalizemos a esperança!” conclui Pierre-Olivier Brassard, jovem camponês, produtor de vegetais, e integrante da Union Paysanne, organização anfitriã da delegação internacional.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro