Saúde e proteção contra o Zika Vírus é debatido entre população atingida por barragens
Atingidas e atingidos por barragens das regiões do Vale do Parnaíba (MA e PI) e de Estreito (TO e MA), organizados no MAB, realizaram diversas atividades nas comunidades durante o […]
Publicado 13/07/2016
Atingidas e atingidos por barragens das regiões do Vale do Parnaíba (MA e PI) e de Estreito (TO e MA), organizados no MAB, realizaram diversas atividades nas comunidades durante o mês de abril e maio, com o objetivo de conscientizar a população acerca da doença do Zika Vírus. Este trabalho faz parte do projeto Protegendo os/as atingidos/as por Barragens do Zika Vírus, apoiado pelo departamento de ajuda humanitária da organização britânica Christian Aid.
De acordo com Judite Rocha, da coordenação nacional do MAB, foi realizados encontros de formação de lideranças nos temas relacionados à transmissão, prevenção e tratamento da doença nos Estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. A partir dos encontros estaduais as lideranças retornarão aos suas comunidades de origem repassando os conhecimentos aos demais os conhecimentos adquiridos na formação.
A coordenadora relata ainda que houve participação massiva das mulheres onde foi expandido o debate para as questões estruturais da saúde pública no Brasil e as politicas publicas voltadas as populações camponesas em especial as mulheres.
Durante as reuniões, foi discutido não só o papel da população na prevenção de doenças como a causada pelo Zika vírus, mas também o papel do Estado Brasileiro, contando com a participação de agentes comunitários, técnicos em enfermagem e representantes das secretarias da saúde dos municípios, explicou.
Imagem da Arpillera produzida na Cooperativa de psicultores/ras e pescadores/as de Estreito – MA.
A agente de saúde Nayde Lima da Costa, da comunidade Periperi, município de Amarante (PI), salienta a importância de debater o tema com a população. A nossa participação no encontro é muito importante, porque podemos aprofundar nossos conhecimentos sobre essa doença, que as vezes a gente não dá importância e é tão perigosa. Precisamos colocar pra nossa comunidade o que aprendemos aqui. Precisamos cuidar dos nossos quintais, e informar os vizinhos para eles cuidarem também para todos ficarem protegidos, apontou Nayde.
Para o MAB, a luta por proteção de doenças e acesso à saúde está relacionada ao cuidado com o ambiente, a posse da terra, a garantia do direito a políticas públicas e sanitárias, ter água potável, trabalho, moradia, lazer e dignidade de vida, com a valorização de suas atividades produtivas e suas identidades.
A Christian Aid
A Christian Aid é uma organização britânica que, através de parcerias com organizações locais, busca reduzir a pobreza e desigualdade no mundo. Através do seu departamento de ajuda humanitária, a organização pôde ajudar o MAB no processo de educação e informação das populações atingidas por barragens em relação ao Zika vírus. A organização é parceira do MAB em outros projetos também e tem apoiado há anos a luta por direitos dos/as atingidos/as por barragens no Brasil.