Em Teresina, MAB protesta contra subconcessão da Agespisa

Na manhã de ontem (7), centenas de pessoas organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e no Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Urbanas do Estado do Piauí, realizaram um […]

Na manhã de ontem (7), centenas de pessoas organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e no Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Urbanas do Estado do Piauí, realizaram um protesto em frente ao Palácio do Karnak, em Teresina (PI), para denunciar o processo de privatização da Agespisa (Águas e Esgoto do Piauí SA), que está ocorrendo de forma truculenta e sem a participação do povo.

Também nessa quinta-feira aconteceu uma audiência pública, a portas fechadas, no prédio do juizado para tratar do processo licitatório de subconcessão da Agespisa. O evento contou apenas com a participação das empresas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e uma estrangeira, vinda da Índia, além de técnicos do governo.

Como forma de protesto, os manifestantes bloquearam as principais vias de acesso ao local do evento. Durante a sua realização, a Justiça do Trabalho decidiu suspender a ação de subconcessão até o julgamento definitivo, por considerar o processo irregular. Para a Justiça, a subconcessão “trata-se de terceirização ilícita dos serviços” e estipulou multa de R$ 1 milhão, caso haja descumprimento da liminar.

Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a privatização da água não traz benefícios para a população, e sim para o capital, que quer se apropriar cada vez mais das riquezas do nosso país, gerando cada vez mais lucro para as empresas privadas. Com a privatização, o preço da tarifa chega a ser o dobro e a qualidade do serviço só piora, pois os investimentos diminuem. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro