Deputados atrasam votação da Política de Direitos dos Atingidos por Barragens na ALMG

Na manhã desta quarta-feira (08), estava prevista a votação do Projeto de Lei 3.312 de 2016, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que […]

Na manhã desta quarta-feira (08), estava prevista a votação do Projeto de Lei 3.312 de 2016, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens e outros Empreendimentos. Entretanto, a votação foi removida da pauta.

A retirada atrasa o projeto que garantirá os direitos dos atingidos em todo estado. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) suspeita que mineradoras procuraram influir no voto de cada deputado da comissão para que o projeto fosse engavetado.

“Temos a clareza de que as empresas estão trabalhando contra o projeto, pois a violação dos direitos humanos é prática corriqueira das mesmas para aumentarem seus lucros, consideram direitos como entraves ao desenvolvimento, mas os atingidos organizados continuarão mobilizados para garantir dignidade, no campo e na cidade”, afirma Joceli Andrioli, integrante da coordenação nacional do MAB.

O MAB vai pressionar os deputados para que o projeto volte logo à pauta. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro