Deputados atrasam votação da Política de Direitos dos Atingidos por Barragens na ALMG
Na manhã desta quarta-feira (08), estava prevista a votação do Projeto de Lei 3.312 de 2016, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que […]
Publicado 09/06/2016
Na manhã desta quarta-feira (08), estava prevista a votação do Projeto de Lei 3.312 de 2016, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens e outros Empreendimentos. Entretanto, a votação foi removida da pauta.
A retirada atrasa o projeto que garantirá os direitos dos atingidos em todo estado. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) suspeita que mineradoras procuraram influir no voto de cada deputado da comissão para que o projeto fosse engavetado.
Temos a clareza de que as empresas estão trabalhando contra o projeto, pois a violação dos direitos humanos é prática corriqueira das mesmas para aumentarem seus lucros, consideram direitos como entraves ao desenvolvimento, mas os atingidos organizados continuarão mobilizados para garantir dignidade, no campo e na cidade, afirma Joceli Andrioli, integrante da coordenação nacional do MAB.
O MAB vai pressionar os deputados para que o projeto volte logo à pauta.