Cunha afastado da Câmara dos Deputados

Após 185 dias deste que é considerado o processo mais lento de toda a história da Câmara dos Deputados, hoje (5) pela manhã, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação […]

Após 185 dias deste que é considerado o processo mais lento de toda a história da Câmara dos Deputados, hoje (5) pela manhã, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou  o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal e, em consequência, da presidência da Câmara.

O ministro atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apresentou denúncia acusando Cunha de tentar interferir na condução das investigações da Operação Lava Jato. 

Eduardo Cunha é réu no STF por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Tem contas confirmadas em paraísos fiscais, usou o nome de parentes para receber dinheiro no exterior, foi denunciado várias vezes na Lava-Jato.

Lava Jato

No mês passado, o Supremo abriu ação penal contra Cunha e a ex-deputada federal e atual prefeita de Rio Bonito (RJ), Solange Almeida, pelos crimes de corrupção. Cunha passou a condição de primeiro réu nas investigações da Operação Lava Jato que tramitam no Supremo.
De acordo com os ministros, há indícios suficientes de que Eduardo Cunha pressionou, desde 2010, o ex-consultor da empresa Mitsui e um dos delatores da Lava Jato, Júlio Camargo, para que ele voltasse a pagar propina de US$ 5 milhões por um contrato de navios-sonda com a Petrobras, cuja negociação foi interrompida por problemas jurídicos.

Quem assume a presidência da Câmara é o primeiro vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA), que também é investigado na Lava Jato.

Porta voz do golpe

Principal aliado de Temer, Eduardo Cunha foi quem incentivou o processo de impeatchment contra Dilma Roussef, presidindo a sessão histórica na Câmara dos Deputados, na qual a maioria acusada de corrupção, votou pelo afastamento da presidenta.

Durante as manifestações de rua, pró-impeachment que ocorreram no últimica o período, Cunha foi ovacionado como símbolo de ética e moral.

Escracho

Em abril do ano passado, o Levante Popular da Juventude realizou um escracho contra Cunha. Um balde dólares com o rosto do deputado foi lançado em sua cabeça durante uma entrevista.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro