Março é mês de luta do Movimento dos Atingidos por Barragens

por Alexania Rossato* Foto: Pablo Vergara/Brasil de Fato RJ Em março faremos manifestações em todo o país para denunciar que o preço da luz é um roubo. Atualmente quem paga […]

por Alexania Rossato*

Foto: Pablo Vergara/Brasil de Fato RJ

Em março faremos manifestações em todo o país para denunciar que o preço da luz é um roubo. Atualmente quem paga a conta são os trabalhadores e quem fica com o lucro são as empresas. Também queremos denunciar que o desastre com o rompimento da barragem em Mariana é um crime contra o povo e que a Vale é culpada. Exigimos também a Política Nacional dos Atingidos por Barragens.

Portanto, consideramos que essa jornada de mobilização não é apenas dos atingidos pelos lagos, pois toda a população é afetada pela privatização da água e da energia, pelas altas tarifas nas contas de luz e por desastres como o que aconteceu em Mariana. Além disso, há muito dinheiro público investido em obras que só aumentam o lucro das empresas privadas.

Neste ano nossas lutas serão nos dias 8 e 9 de março, trazendo a visibilidade da luta das mulheres. No Rio de Janeiro faremos atos juntamente com outros movimentos sociais para dizer aos cariocas que a construção de barragens é fundada no amplo desrespeito aos atingidos. O descaso com seus direitos é, ao mesmo tempo, incompetência e excelência do atual modelo do setor elétrico. Esse setor, a cada ano, anuncia recordes de lucro e envia bilhões de reais para a sede de suas empresas privadas na Europa e Estados Unidos. 

Lama da Samarco

E aos brasileiros? Fica a lama de Samarco, a conta exorbitante da luz todo mês e o descaso com quem é tirado de sua terra para dar lugar a um lago de barragem!

Ao mesmo tempo, o Estado brasileiro, suas autarquias e estruturas, entre elas o BNDES e a Eletrobras, não atendem a compensação social e os direitos dos atingidos, ao contrário do que acontece em outros países. Ao final, essas autarquias são responsáveis por essa situação ao criar as condições jurídicas, econômicas e institucionais para que as empresas do setor elétrico tenham as melhores condições para os maiores lucros. 

Período decisivo

Sim, estamos passando por um período decisivo da história do nosso país. E cabe aos trabalhadores e trabalhadoras a luta conjunta para defendermos da ganância privatista o patrimônio nacional e as riquezas naturais estratégicas. Nos cabe também denunciar que a Vale é a culpada pelo crime contra o povo de Mariana e de toda a bacia do Rio Doce. Por fim, nos cabe lutar pela nossa terra, pela nossa vida, pois só a luta faz valer nossos direitos!

 

*Alexania Rossato é integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro