Famílias acampam em estrada para exigir energia

As comunidades do projeto de assentamento São Benedito, no município de Itaituba, e demais comunidades decidiram montar acampamento na estrada para exigir a implantação do programa do governo federal “LUZ […]

As comunidades do projeto de assentamento São Benedito, no município de Itaituba, e demais comunidades decidiram montar acampamento na estrada para exigir a implantação do programa do governo federal “LUZ PARA TODOS”. A Celpa, distribuidora de energia do Pará, é responsável pela implantação.

O acampamento tem cerca de 150 pessoas das comunidades de São Benedito, São Jorge, Nova Integração, Monte Verde, Nova Esperança, Nova Olinda, Ramal União, São Manuel e Santa Luzia III.

O trecho escolhido para o acampamento foi a estrada de Barreiras que dá acesso a varias comunidades. Caso não se resolva a pauta em um documento assinado, a ideia é montar acampamento na rodovia Transamazônica e fazer pressão para que a pauta avance. A região é ameaçada pela construção do Complexo Tapajós. O leilão da primeira hidrelétrica, São Luís, está previsto para o segundo semestre.

 As lideranças das comunidades já entraram em contato com Ministério Publico Estadual, Prefeitura municipal de Itaituba, Câmara de vereadores, Policia Militar, Policia Federal e a empresa responsável pela instalação.

Ainda na noite do dia 25 de janeiro apareceu rapidamente uma ordem de serviço com data marcada para 01/03/2016, porém esse anúncio não foi suficiente para os trabalhadores, que decidiram mesmo assim manter o acampamento com o objetivo de antecipar o inicia dessas obras.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro