Mulheres atingidas realizam encontro em Rondônia

No último sábado (14), atingidas por barragens das comunidades São Carlos do Jamary e Brasileiro, da capital rondoniense Porto Velho, reuniram-se para debater o papel das mulheres na luta durante […]

No último sábado (14), atingidas por barragens das comunidades São Carlos do Jamary e Brasileiro, da capital rondoniense Porto Velho, reuniram-se para debater o papel das mulheres na luta durante o I Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens do Baixo Madeira.

A comunidade de São Carlos do Jamary compreende, além dela, outras 11 comunidades. Nos anos 80, a localidade foi atingida pela hidrelétrica de Samuel, construída ainda no período da ditadura militar. Recentemente, a comunidade também foi atingida pela hidrelétrica de Santo Antônio.  

Durante o encontro, as mulheres realizaram um debate a partir da “Cartilha de Mulheres atingidas por barragens em luta por direitos e na construção do projeto energético popular” do MAB, que incita três eixos de análise: as violações de direitos decorrentes do modelo energético; a situação das mulheres neste modelo; e as propostas do MAB para o trabalho com as mulheres.

Segundo a Comissão Especial de Barragens do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), as mulheres “são atingidas de forma particularmente grave e encontram maiores obstáculos para a recomposição de seus meios e modos de vida”.

Para a integrante da coordenação estadual do MAB, Creuza da Silva, esse é o momento de debater o direito das mulheres atingidas por barragens e organizá-las para a luta. “Essa organização possibilitará o empoderamento e a realização das atividades nas comunidades”, afirmou.

Essa é a primeira atividade do projeto “Construindo a Autonomia Política das Mulheres Atingidas por Barragens, garantindo seus direitos, do lar e à vida em sociedade”, que contará ainda com encontros na região do Alto Madeira e um encontro estadual de atingidas, todas apoiadas pelo Fundo Socioambiental Casa.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro