No MT, estudantes desenvolvem protótipo de hidroelétrica

O Movimento dos Atingidos por Barragens, em conjunto com o projeto “Canteiros” da UNEMAT e a Escola Ênio Pepino, vem desenvolvendo uma oficina de protótipo de uma hidroelétrica em Sinop […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens, em conjunto com o projeto “Canteiros” da UNEMAT e a Escola Ênio Pepino, vem desenvolvendo uma oficina de protótipo de uma hidroelétrica em Sinop (MT).

“Princípios da alavanca, hidráulica e engrenagem” é o nome da oficina patrocinada pela Capes, que é desenvolvida na própria escola. A proposta de construir um protótipo de uma hidroelétrica tem como objetivo representar a UHE Sinop e seus impactos.
Com essa iniciativa, os alunos tentam mostrar como de fato se constrói uma usina hidroelétrica. Monitores acadêmicos das áreas de engenharia elétrica e letras, além de professores e militantes do MAB, acompanham esse processo.

Os trabalhos foram divididos em dois grupos: aspectos ambientais e sociais. Foram levantados uma série de dúvidas, em relação à floresta, animais e às famílias atingidas.
Em uma visita à gleba Mercedes, assentamento que será atingido pela UHE SINOP, os alunos e alunas puderam tirar algumas dúvidas, além de visitarem algumas famílias e áreas florestais que serão inundadas.

Segundo Débora, estudante da escola Ênio “a vista foi muito boa, eles foram bastante receptivos, mas foi horrível sentir o que eles estão sentindo”, disse. A estudante se refere aos vários casos de famílias que construíram suas vidas no assentamento e no momento se veem na eminência de deixarem o lugar, ou quais serão as formas de indenização e compensação.

Segundo João Carlos do MAB, “a visita ao assentamento foi um choque de realidade para os estudantes e ampliou o horizonte de análise do problema das barragens”.

Além do protótipo da UHE Sinop e visitas às áreas atingidas, o trabalho prevê a produção de vídeos, painéis de fotos e de materiais coletados na visita, um questionário a ser aplicado na cidade de Sinop para identificar a opinião dos moradores urbanos sobre o problema e também a elaboração de um PBA (plano básico ambiental) do protótipo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro