Belo Monte: Atingidos cobram de prefeitura autorização para obra de drenagem

Uma comissão de famílias moradoras do bairro Independente II fez um protesto na prefeitura de Altamira na manhã desta terça-feira (12). Os manifestantes denunciam a lerdeza da prefeitura em autorizar […]

Uma comissão de famílias moradoras do bairro Independente II fez um protesto na prefeitura de Altamira na manhã desta terça-feira (12). Os manifestantes denunciam a lerdeza da prefeitura em autorizar a Norte Energia, dona da barragem de Belo Monte, a fazer a obra de drenagem do bairro, localizado em área de lagoa e sujeito a alagamento permanente com o fechamento das comportas da hidrelétrica.

Esse foi o último de uma série de protestos tanto na Norte Energia quanto na prefeitura para cobrar a uma solução conjunta para o bairro. “São 300 famílias em área que vai alagar e já cansamos de ouvir promessas da empresa e da prefeitura, um órgão jogando a responsabilidade para o outro. O lago da barragem está aí para começar a encher e até agora o projeto de drenagem não foi sequer apresentado para a comunidade”, denuncia Elaine Cristina, moradora e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Devido à pressão popular, os moradores foram recebidos pelo vice-prefeito, Joel Mendes, e pelo secretário de administração, Fabiano Bernardo. O secretário afirmou que a prefeitura já colocou um engenheiro à disposição da empresa e que só depende da Norte Energia dar início à obra. “A Norte Energia tem esse costume de ficar jogando a responsabilidade para os outros” queixou-se, mais uma vez, o secretário.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro