MAB apresenta pauta para governo no Piauí

Na última semana, na quinta-feira (19), representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresentaram a pauta regional dos atingidos da bacia do rio Parnaíba à Companhia Energética do São […]

Na última semana, na quinta-feira (19), representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresentaram a pauta regional dos atingidos da bacia do rio Parnaíba à Companhia Energética do São Francisco (CHESF), Programa Luz Para Todos no Piauí, governo do estado do Piauí e com membros da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Entre os vários pontos discutidos na audiência esta a construção de um plano de desenvolvimento socioeconômico regional das famílias atingidas, instalação de energia elétrica em todos os municípios e comunidades, tanto para o consumo residencial como para a produção de alimentos, e  maior  qualidade no acesso e distribuição da energia elétrica na bacia.

Da reunião, foi encaminhada uma audiência que criará um grupo com as estatais geradoras Chesf e Eletronorte e governo do estado do Piauí e o MAB ainda no mês de abril.

Segundo o militante da coordenação regional do MAB no Parnaíba, Evanilson Maia, a Pauta de reivindicação das famílias Atingidas é fruto  da Jornada de Lutas do Movimento, que ocorreu no último dia 13, quando os atingidos ocuparam a Cepisa/Eletrobras para cobrar da Estatal uma série de reivindicações, como melhor qualidade no fornecimento de energia elétrica, construção de redes de distribuição de energia para produção, aquisição de relógios horo sazonal para a produção de alimentos. “Essa nova agenda para debater pauta regional com mais setores e governos é  fruto da organização dos atingidos no movimento. Para avançarmos nas conquistas o povo precisa tá organizado”, afirmou.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro