Combinar a defesa da Petrobrás com a luta pela Constituinte

Por Leidiano Farias, da Consulta Popular A principal contradição da crise política em curso consiste na incompatibilidade entre os interesses do povo brasileiro e o crescente conservadorismo predominante nas instituições […]

Por Leidiano Farias, da Consulta Popular

A principal contradição da crise política em curso consiste na incompatibilidade entre os interesses do povo brasileiro e o crescente conservadorismo predominante nas instituições da República, principalmente no Poder Judiciário, no Congresso Nacional e nos meios de comunicação. Ora, este crescente conservadorismo é favorecido pelo atrasado sistema político brasileiro que foi projetado para garantir os interesses das elites brasileiras.

Nesta situação, somente uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, enquanto bandeira política com potencial de massas, possibilitará a refundação de nosso sistema político.

Atuando num sistema político capturado pelo poder econômico, as forças conservadoras estão muito bem posicionadas para imporem derrotas ao Governo Federal no Congresso Nacional. Está em curso um movimento para retomar o projeto neoliberal capitaneado pelo PSDB e seus aliados.

Ao mesmo tempo em que tentam paralisar o Governo Federal, as forças neoliberais atacam o principal patrimônio do povo brasileiro, a Petrobrás. A grande imprensa ignora que a corrupção na Petrobrás está diretamente vinculada ao financiamento privado de campanhas eleitorais.

O imperialismo, as forças neoliberais e a grande imprensa atacam cotidianamente a Petrobrás. Buscam não somente inviabilizar os grandes investimentos projetados, mas criar as condições para entregar o petróleo da camada Pré-Sal para o capital estrangeiro. O Pré-Sal é fundamental para garantirmos um novo ciclo pautado na industrialização soberana e no aprofundamento das conquistas sociais. O que está em jogo é a soberania nacional. 

A batalha em defesa da Petrobrás, do Pré- Sal e da soberania nacional é uma grande oportunidade para as forças populares abrirem uma etapa de ofensiva na luta política. Numa crise política profunda, a simples somatória das lutas econômicas será insuficiente para apresentarmos uma alternativa.

A luta em defesa da Petrobrás e do Pé-Sal será a primeira grande iniciativa que apontará como caminho a combinação da luta pelas reformas estruturais com a luta pela Constituinte Exclusiva do Sistema Político. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro