Plataforma da Energia discute Politica energética em Santa Catarina

Entre hoje e amanhã (20 e 21), está sendo realizado o seminário da Região Sul sobre energia organizada pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia. Com o objetivo de […]

Entre hoje e amanhã (20 e 21), está sendo realizado o seminário da Região Sul sobre energia organizada pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia.

Com o objetivo de reafirmar o posicionamento em que a energia é de vital importância para o desenvolvimento econômico e social e precisa continuar nas mãos do Estado, cerca de 400 lideranças de movimentos sociais, sindicais, estudantes, professores, camponeses e trabalhadores urbanos participam da atividade realizada na capital catarinense.

Nas mesas temáticas os temas discutidos estão questões como as concessões do setor elétrico, o Pré-Sal, a redução da conta de luz e a situação das populações atingidas por barragens.

Robson Formica da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), explica a importância de fazer esse debate no momento em que o futuro do país é discutido com maior intensidade. “A gente se convenceu que agora com a proximidade do período eleitoral a questão energética continua na conjuntura como uma pauta importante e deve continuar nos próximos períodos.”

O militante ainda destaca que os seminários discutem um projeto para o país que permita o controle e participação popular na geração de energia.

“No nosso entendimento a geração de energia, seja elétrica ou qualquer fonte, o resultado econômico gerado por isso deve servir para satisfazer as grandes necessidades do povo brasileiro nos serviços públicos, como a saúde, a educação, o transporte, habitação, a reforma agrária,” diz Formica.

A atividade será encerrada amanhã (21), com uma marcha da Assembleia Legislativa até o Terminal Urbano Municipal onde será realizado um ato público seguido de panfletagem do manifesto final do seminário.

Histórico

A Plataforma Operária e Camponesa para a Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores, com a proposta de criar um espaço de dialogo e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil.

 

Seminário Sul – 20 e 21 de agosto

Local: Avenida Marinheiro Max Schramm, 2149 – Jardim Atlântico

Florianópolis – Santa Catarina

 

Informações: (48)9943-3800- Jerry Conceição

Assessoria de imprensa: Neudicleia – [email protected] – (54) 8101 7170


Fotos: Joka Madruga

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro