MAB participa do Fórum Social Temático sobre Energia em Brasília

O gramado do Congresso Nacional, em Brasília, recebe nesta quinta-feira (07), às 15 horas, a abertura do Fórum Social Temático sobre Energia (FTS – Energia). Com a temática “Energia: para […]

O gramado do Congresso Nacional, em Brasília, recebe nesta quinta-feira (07), às 15 horas, a abertura do Fórum Social Temático sobre Energia (FTS – Energia). Com a temática “Energia: para quê, para quem e como?”, o Fórum reunirá organizações não governamentais, movimentos sociais e representações sindicais, entre hoje e domingo (10), para debater o atual modelo energético brasileiro e mundial, além de apontar suas alternativas populares.

Os mais de 40 Fóruns Sociais Nacionais, Regionais ou Temáticos, que estão previstos para 2014, são desdobramentos do Fórum Social Mundial, e servem para o aprofundamento de discussões em torno de temas específicos.

No FTS – Energia, as atividades que ocorrerão a partir de amanhã (08) foram elaboradas pelas próprias organizações participantes. Será varias  rodas de conversa, debates, palestras e apresentações no Bloco de Salas da Ala Sul da Universidade de Brasília (UnB).

Fontes alternativas de energia renovável, diversificação da matriz energética, energia nuclear e resistência dos atingidos aos projetos hidrelétricos serão alguns dos temas abordados pelas organizações.

A luta dos atingidos por barragens

Na mesa “A resistência e luta dos atingidos por barragens: em Belo Monte – Rio Tapajós – Rio Madeira – Garabi e Panambi”, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) mostrarão experiências de luta em diferentes processos espalhadas pelo Brasil.

Para o coordenador do MAB em Rondônia, João Marcos Dutra, o espaço servirá para mostrar que os conflitos entre os interesses privados envolvidos nas obras e a luta dos atingidos são semelhantes em todo o país.

“Ao longo desses últimos anos, as empresas, de norte a sul, aprimoraram diversas técnicas de contenção de conflitos para tentar diminuir a resistência dos atingidos, que vão desde a os estudos escassos e enviesados que restringem o reconhecimento das famílias e a garantia de seus direitos, até a criminalização da luta”, afirmou João.

Além da organização dos atingidos na Amazônia (Belo Monte, Tapajós, Rio Madeira), o espaço também contará com a presença de atingidos das barragens do Complexo Binacional Garabi e Panambi, previsto para ser construído no Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina.

Plataforma Operária e Camponesa  da Energia

Em outra mesa, representantes da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia discutirão “O atual modelo energético e as alternativas populares”, através do acúmulo da articulação nesses últimos anos.

Criada em 2010 pelo conjunto de trabalhadores  do setor da energia (petroleiros, eletricitários e engenheiros), atingidos por barragens e Via Campesina, a Plataforma vem desde então estudando o atual modelo energético brasileiro.

Para o coordenador nacional do MAB, José Josivaldo, a questão central é o atual modelo vigente no país. “É importante discutirmos novas fontes de energia, como o MAB vem fazendo com a implantação de centenas de aquecedores de água com tecnologia popular. Mas é importante entendermos que isso é pedagógico, mas não vai mudar o atual modelo, que é construído para beneficiar grandes indústrias, enquanto a população é penalizada com uma das tarifas mais caras do mundo.”

 Neste período (agosto e setembro) a plataforma está realizando grandes seminários regionais para envolver o máximo de pessoas para aprofundar a análise do modelo energético, e avançar na proposição do projeto energético popular.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/08/2014

Plebiscito à vista!