MAB debate Plebiscito Popular no Ceará
Nesta terça-feira (29), famílias organizadas nos grupos de base do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Jaguaretama, no Ceará, realizaram um debate sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte […]
Publicado 01/08/2014
Nesta terça-feira (29), famílias organizadas nos grupos de base do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Jaguaretama, no Ceará, realizaram um debate sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que ocorrerá em todo o Brasil entre os dias 1 e 7 de setembro.
Em todos os 18 estados com organização, o MAB vem realizando diversas atividades relacionadas ao Plebiscito Popular, por entender a centralidade da luta por uma reforma do sistema político.
O objetivo do debate em Jaguaretama é formar os coordenadores/as dos grupos de base do MAB para construir comitês do Plebiscito nos reassentamentos e assentamentos no município cearense.
Temos como meta formar 35 comitês em reassentamentos e comunidades do MAB aqui no Ceará e faremos lançamentos e construção dos comitês em todas as sedes municipais que temos organização e articulações, afirmou afirma Sara Oliveira, da coordenação nacional do movimento.
Sara ainda ressalta que toda a militância tem a tarefa de organizar e fortalecer o plebiscito para que na primeira semana de setembro para conseguir milhões de votos em todo o país. Sem uma profunda mudança do sistema político brasileiro o povo não participará da política, por exemplo, o projeto energético popular neste atual sistema dominante não é possível ser implementado, assim como também as reformas estruturante das quais a classe trabalhadora luta historicamente.
O MAB também participou do Curso dos Mil, no último domingo (27), organizado conjuntamente com diversas organizações e entidades de classe que constroem o Plebiscito Popular no estado
No curso realizado em Cuca Mondubim, em Fortaleza, estiveram presentes militantes de vários movimentos sociais, sindicais, partidos políticos e sociedade civil.