Atingidos por barragens realizam audiência pública em Cachoeiras de Macacu

Nesta segunda-feira (28), às 13 horas, a Comissão de Trabalho da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realiza uma Audiência Pública no município de Cachoeiras de Macacu, ao lado […]

Nesta segunda-feira (28), às 13 horas, a Comissão de Trabalho da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realiza uma Audiência Pública no município de Cachoeiras de Macacu, ao lado da RJ 122, no km 17, com o objetivo de discutir os impactos e violações de direitos humanos decorrentes do projeto de barragem no rio Guapiaçu.

A barragem, sob responsabilidade do Governo do Estado, faz parte da compensação ambiental do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Atualmente em fase de construção, o complexo, quando concluído, poderá se tornar a maior centro de refino de petróleo da América Latina.

A previsão é que a barragem atinja cerca de três mil pessoas diretamente, além de incidir sobre uma cadeia produtiva de quinze mil trabalhadores, que movimenta anualmente aproximadamente R$ 100 milhões.

A região é uma das maiores fornecedores de alimentos para a cidade do Rio de Janeiro, destacando-se na produção de mandioca, milho, jiló e quiabo.

Foram convidados representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrobrás, Ministério Público Estadual, Sub Comitê de Bacia da Guanabara, professores da Universidade Federal Fluminense e integrantes da coordenação local e nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Contato: Leonardo (21) 99909 6936

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro