Atingidos por Belo Monte fazem assembleia popular

Por volta de 200 atingidos por Belo Monte se reuniram na tarde desta quarta-feira (9 de abril) em uma assembleia popular para definir os próximos passos da luta pelo reassentamento […]

Por volta de 200 atingidos por Belo Monte se reuniram na tarde desta quarta-feira (9 de abril) em uma assembleia popular para definir os próximos passos da luta pelo reassentamento urbano na cidade de Altamira. Os atingidos exigem celeridade da Norte Energia no reassentamento das famílias atingidas pois Altamira enfrenta uma das piores cheias dos últimos anos e mais de mil famílias estão desabrigadas.

Como resultado da jornada de lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que começou com a ocupação de uma das áreas de reassentamento urbano na terça-feira de carnaval, a Norte Energia se comprometeu a dar prioridade no reassentamento para aqueles que estão participando do movimento. Na assembleia popular, as famílias se organizaram para fazer as listas a serem apresentadas semanalmente para a empresa para que sejam reassentadas.

“Acho que as coisas estavam meio paradas, mas agora com o nosso movimento estão indo bem mais rápido”, afirmou Raimunda da Silva, uma das atingidas. “Isso é a importância da união”, disse Joana Oliveira, outra atingida. “Mas sabemos que apenas apresentar a lista com nosso nome não garante o reassentamento. Também vamos continuar mobilizados porque só assim garantimos nosso direito”, completou.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro