Atingidos por Belo Monte ocupam reassentamentos da Norte Energia

Nesta terça-feira (04) cerca de 200 atingidos pela barragem de Belo Monte, moradores dos “Baixões” (áreas aagadiças) de Altamira ocuparam o reassentamento Jatobá da empresa Norte Energia. Todos os anos, […]

Nesta terça-feira (04) cerca de 200 atingidos pela barragem de Belo Monte, moradores dos “Baixões” (áreas aagadiças) de Altamira ocuparam o reassentamento Jatobá da empresa Norte Energia.

Todos os anos, com a subida das águas durante o inverno (estação chuvosa na região), as famílias que moram em bairros abaixo da cota 100 e ao longo dos igarapés que cortam a cidade de Altamira são obrigadas a saírem de suas casas e acamparem no Parque de Exposições da cidade.

 Este ano havia uma grande expectativa que a Norte Energia proporcionasse a mudança das famílias atingidas por Belo Monte antes do período de cheias do rio Xingu, no entanto isso não aconteceu, em virtude da demora da empresa em realocar os atingidos, as famílias se recusam a ter que abandonar suas casas e irem para o parque de exposições. “Lá somos tratados como animais”, afirmou Eliana, uma das moradoras.

Por isso, os atingidos ocuparam o reassentamento e só saíram após uma comissão ser recebida para apresentar a pauta à Norte Energia.

“As promessas de dias melhores pelas empresas da barragem já faz tempo, mas nós estamos alagados mais uma vez e já estamos esperando há muito tempo uma resposta da empresa, agora não sairemos mais daqui”, afirma Maria da Silva, atingida e moradora dos Baixões.    

As famílias ainda denunciam que, o que a Norte Energia chama de reassentamento, são moradias de péssima qualidade, sem as estruturas adequadas para abrigar as famílias, ao contrario das propostas da própria empresa que prometeu casa da qualidade e de tamanhos variados de acordo com o perfil das famílias.

A barragem de Belo Monte está sendo construída em ritmo acelerado para entrar em funcionamento no início de 2015. A ocupação faz parte das atividades da jornada de lutas do 14 de Março, Dia Internacional de Luta dos Atingidos por Barragens.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/03/2014

Cesta de luta