Mistura Popular lança disco para os atingidinhos

Fotos: Joka Madruga Nas próximas semanas o Grupo Mistura Popular lança seu terceiro álbum, denominado Na Ciranda Infantil. Mesclando versões já conhecidas e músicas inéditas, o disco busca trazer a […]

Fotos: Joka Madruga

Nas próximas semanas o Grupo Mistura Popular lança seu terceiro álbum, denominado Na Ciranda Infantil. Mesclando versões já conhecidas e músicas inéditas, o disco busca trazer a criança para o centro da arte e dialogar com o imaginário infantil.

Formado há quatro anos dentro do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), este é o primeiro trabalho do grupo que aborda esta temática. Para o vocalista da banda, Jadir Bonacina, a ideia surgiu de uma necessidade antiga dentro do movimento. “Estamos a algum tempo tentando elaborar um material específico nesse campo para as nossas crianças. É muito necessário o movimento fazer um contraponto a essa indústria cultural, na qual as crianças são bombardeadas todos os dias”, afirmou.

Na lista aparecem canções já conhecidas, como Cirandeiro, um clássico das cirandas em todo o Brasil. Esta é uma tentativa de resgate da cultura popular e de antigas brincadeiras das crianças, como a ciranda, que incentiva a interação e o companheirismo, unindo meninas e meninos em uma mesma atividade.

 

O disco também traz faixas específicas às crianças do MAB, com letras que retratam o dia-a-dia da Ciranda Infantil. “O disco reflete muito o esforço do Setor de Ciranda do movimento, que busca cotidianamente uma nova forma de pensar a educação”, disse Jadir.

Em duas músicas o grupo conta com a participação da atingidinha de Minas Gerais, a Dandara, que canta É bonita a ciranda do MAB e Essa é a ciranda do MAB. Além dela, o cantor Netinho Noronha também realiza uma participação especial.

“Para o MAB, esse trabalho é pioneiro e vem agregar muito à Ciranda, pois a gente sempre parte da idéia que as crianças de hoje serão os adultos e os lutadores de amanhã”, observou Jadir.

 

Confira o vídeo da Ciranda do MAB, produzido durante o Encontro Nacional:

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/02/2014

Rojão, terrorismo e liberdade