A água sob ameaça

 Seminario Internacional no País Vasco denuncia as distintas ameaças à agua e suas comunidades ao redor do mundo En español Os processos de privatização e mercantilização da água constituíram o […]

 Seminario Internacional no País Vasco denuncia as distintas ameaças à agua e suas comunidades ao redor do mundo

En español

Os processos de privatização e mercantilização da água constituíram o primeiro eixo de temas abordados no Seminário Internacional “Alimentos, agua e energía não são mercadorias”, que começou ontem (29) na capital do País Vasco, Bilbao, organizado pela organização local Mundubat e pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e que se encerra amanhã.

No diagnóstico compartilhado foram denunciadas distintas formas e estratégias de apropriação privada da água, suas ameaças e as consequências que estão provocando em termos de direitos humanos ao redor do mundo.

Assim, fizeram uso da palavra as italianas Caterina Amiucci, da Recommon e do Fórum da Água e Daniela del Bene, do Movimento pela Água, Omar Tabakhna, da União de Comitês de Trabalhadores Agrícolas, que compartilhou o processo de apropriação de terra e agua sofrido na Palestina devido à ocupação israelense, Rosalinda Hidalgo, que explicou o contexto nacional em que se comemora os dez anos de luta do MAPDER (Movimento Mexicano contra as Represas e em Defesa dos Rios e da Vida) e os jóvens Adrián Solanas e Victor Iguacel, que compartilharam sua luta local contra as barragens na comunidade de Aragón, na Espanha.

Caterina Amiucci iniciou sua apresentação com um repasse da luta contra o avanço da privatização dos serviços de água na Itália, descrevendo a vitória cidadã em um referendo para revogar uma lei aprovada no governo de Slvio Berlusconi, que pretendia obrigar os municipios a privatizar 40% dos serviços de agua potável.

Uma economía “de papel”

Os participantes denunciaram o papel nocivo que a financeirização da água tem para os bens naturais e os direitos humanos. “Hoje vivemos na era do capitalismo financeiro, onde trocar dinheiro, riscos e outros produtos asociados é muito mais benéfico para a acumulação de capital que trocar os bens e serviços comerciais”, explicou Amiucci.

Entre os casos mais significativos, a expositora destacou a financeirização das hidrelétricas: “Estão criando subsidios, beneficios fiscais, mercados de capitais, regimes reguladores e outros tipos de sistemas para transformar as infraestruturas em uma classe de bens que produzem beneficios extraordinários.”

“Sem a existência desses mecanismos, que constituem ferramentas de financiamento público, as construções de represas não seriam obras rentáveis. Estão fazendo uma extração de recursos públicos para o benefício privado”, destacando entre essas as ferramentas de “desenvolvimento limpo”.

Daniela del Bene denunciou a intenção das empresas de despolitizar o debate sobre a crise na Europa, com o exemplo da empresa de energía Elétrica Enel, responsável pela violação de direitos humanos em vários países da América Latina.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 31/10/2013

Iberdrola: ¡culpable!