Mineiros votam pela redução das tarifas de energia

  População está participando em peso da votação do Plebiscito Popular, que acontece até o dia 27 de outubro em todo o Estado    por Thaís Mota – Minas Livre “Belo […]

 

População está participando em peso da votação do Plebiscito Popular, que acontece até o dia 27 de outubro em todo o Estado 

 

por Thaís Mota – Minas Livre

“Belo Horizonte é a cidade mais mal iluminada do país e o valor da conta de luz é estratosférico”, bradou o aposentado José Reis Martins. Ele participou da votação do Plebiscito Popular na manhã desta quarta-feira (23) na Praça 7, no Centro de Belo Horizonte, e se mostrou indignado com as altas tarifas de energia em Minas Gerais.

Segundo o aposentado, a população precisa sair às ruas e protestar pela redução dos valores da conta de luz. “Se o povo vier para rua de forma constante, frequente, estratégica e consciente do que estão fazendo podemos conquistar a redução do preço na energia. Mas não podemos baixar a guarda. Tem que ser um movimento longo, contínuo e ordeiro”, garante.

Além de José Reis, centenas de cidadãos belo horizontinos estão votando SIM pela redução da conta de luz e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o valor da energia no Estado. “Esse plebiscito é necessário porque a energia é muito cara”, disse Samuel Fernandes, funcionário do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SindRede/BH) que participou da votação.

Já a moradora do bairro São Geraldo, Lauder Ribeiro, se queixou do valor de sua conta de luz e afirmou que um problema em seu padrão de energia elevou a cobrança de R$ 70 para R$ 280. “Por cinco meses minha conta está vindo mais alta e o problema não foi solucionado. Meu padrão pegou fogo e a Cemig afirmou que eu tinha feito um gato, quando na verdade as únicas pessoas que mexeram no padrão foram os funcionários da empresa”, afirmou.

O cabo do Corpo de Bombeiros, Edvaldo Filomeno, também votou pela redução das tarifas e afirmou que o plebiscito é uma ferramente muito importante. “É um absurdo o que a gente paga de impostos em Minas. Temos o maior ICMS do país”. E emendou a dona de casa Josenira Alves Silva Ramos: “Temos que participar pra tentar reduzir isso”.

Apesar de votar pela diminuição das tarifas, o bancário Erivan Resende Viana disse que acha difícil que a Cemig e o governo de Minas reduzam os valores cobrados da população na conta de luz. “Mas eu estou participando porque acho que não custa tentar. Acho muito válida a luta do Plebiscito e, por isso, estou assinando”, afirmou.

Segundo o diretor do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro-MG) e colaborador na organização do Plebiscito Popular, Jair Gomes, esta é “uma oportunidade para a população se envolver e conhecer o absurdo que é e o quanto de imposto (ICMS) ela paga na conta de luz em Minas Gerais, um do maiores do Brasil”.

Além disso, o dirigente sindical ressaltou que é importante que os cidadãos conheçam de perto os problemas que acontecem dentro da companhia, como a alto índice de acidentes de trabalho, o aumento da terceirização, a queda na qualidade dos serviços prestados e a distribuição de dividendos aos acionistas.

Uma tenda do Plebiscito Popular estará montada até o final da semana no quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro, na Praça 7. Para participar da votação basta apresentar um documento de identidade. A consulta popular está sendo realizada em todo o estado de Minas Gerais até o próximo dia 27.

A meta dos organizadores do Plebiscito Popular é recolher 1 milhão de votos e o resultado será entregue ao governo de Minas. “Após o encerramento das votações e apuração, vamos nos planejar para entregar ao governador Antonio Anastasia e à ALMG [Assembleia Legislativa de Minas Gerais], o resultado do Plebiscito e informar o governo sobre a opinião da população de Minas, quanto aos alto índice de ICMS da conta de luz e os valor da tarifa para as famílias mineiras”, concluiu Jair Gomes.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro